Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41548
- Title:
- D19_Diferentes concepções sobre o papel da educação física na escola
- Darido, Suraya Cristina
- ISBN 978-85-7983-235-2
- pt_BR
- Atualmente, coexistem, na área da Educação Física, diversas concepções sobre qual deve ser o papel da Educação Física na escola. Essas concepções têm em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional. São elas: Humanista; Fenomenológica; Psicomotricidade, baseada nos Jogos Cooperativos; Cultural; Desenvolvimentista; Interacionista-Construtivista; Crítico-Superadora; Sistêmica; Crítico-Emancipatória; Saúde Renovada, baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1998); além de outras (DARIDO, 2003). Faz-se necessário destacar que, na prática pedagógica, as perspectivas que se instalam não aparecem de forma pura, mas com características particulares, mesclando aspectos de mais de uma linha pedagógica. Em outras palavras, dificilmente seguimos uma única abordagem.
- 28-Feb-2012
- DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: realidade, aspectos legais e possibilidades. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 21-33, v. 16.
- Educação física, Métodos de ensino, Aprendizagem, Escola, Aluno
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41548
- Texto
Textos - OE
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d19t02.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.