Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41569
- Title:
- D20_Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos volume 7
- UNESP. PROGRAD
- pt_BR
- O Caderno nos tráz o conteúdo da disciplina Conteúdos e didática de Matemática, também chamada de D20 no curso de pedagogia. É coordenado pelo profº Marcelo Borba (Unesp, Rio Claro-SP), Kátia Smole (Grupo Mathema, São Paulo-SP) e Rubia Amaral (Uncamp, Campinas-SP). Ensinar Matemática é uma das muitas metas da escola básica, no entanto, é importante pensar com cuidado o que isso significa. Por anos seguidos, a Matemática escolar foi confundida com uma linguagem cheia de símbolos e regras de uso desses símbolos, ou então associada com operações entre números e as aplicações dessas operações em situações do cotidiano. Felizmente, nas últimas décadas, especialmente a partir da publicação dos PCNs do MEC em 1998, a Matemática ganhou um papel importante para a formação dos alunos, ampliando seu caráter instrumental e aplicado. De fato, no dia-a-dia de muitas escolas, o ensino da Matemática já ultrapassou a ênfase na memorização, o treinamento intensivo nos algoritmos e a resolução de problemas artificiais aos alunos. Sem dúvida, sabemos que é importante que o ensino da Matemática na escola propicie a quem aprende uma visão dessa disciplina no seu aspecto científico, com características próprias de pensar e de investigar a realidade e com linguagem específica para descrever essa realidade, sem que, no entanto, impeça a percepção das formas de aproximação com as demais Ciências Humanas e da Natureza, para que juntas possam desenvolver seus modelos e analisar informações.
- 5-Apr-2012
- Conteúdos e didática de matemática, Kátia Smole, Marcelo Borba, Rúbia Amaral, Ensino de matemática, Pedagogia, Univesp
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41569
- Texto
Textos - OE
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caderno_blc2_D20_vol7.pdf | Conteúdo do caderno corrigido e atualizado | 16.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.