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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252180
Title: 
Passos da Paixão, Cruz as Costas (Santuário Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG)
Other Titles: 
Passion Steps, Prison (Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG)
Author(s): 
(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio
Institution: 
Barroco Memória Viva
Description: 
Esta cena mostra o momento em que Cristo subindo ao Calvário compadeceu-se das mulheres de Jerusalém que choravam seu suplicio. Uma mulher com a criança e outra em lágrimas miram a caminhada morro acima para o Calvário. A figura de Cristo tem um passo largo confirmado pela túnica em tonalidades contrastantes - branca e roxa – e o manto em S envolvendo os dois planos da figura que com gestos largos curva-se, sobe com esforço, agarra a cruz e mira profundamente as mulheres lacrimosas. A pequena figura do menino com os cravos caberia também na cena da crucificação.
Abstract: 
Este santuário é considerado o altar da arte do Brasil colonial. Foi fundado pelo português Feliciano Mendes e forma o maior e mais extraordinário conjunto arquitetônico e artístico do país. Nesse santuário, trabalharam, entre outros, os mestres Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito e Manuel Rodrigues Coelho; os pintores João Nepomuceno (forro da nave e outros painéis) e Bernardo Pires (teto da capela-mor); os entalhadores Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho e Luís Pinheiro de Sousa; quatro grandes anjos de Francisco Vieira Servas no retábulo-mor, e, por fim, Aleijadinho, que esculpiu na parte externa,os doze profetas em pedra-sabão do adro da igreja, bem como as 64 esculturas de cedro policromadas por Manuel da Costa Ataíde, dispostas em seis capelas denominadas Passos da Paixão com atual paisagismo de Burle Marx. O santuário possui ainda um museu de ex-votos. Todo conjunto passou por restauro em 1957 projeto do Iphan conhecido como Reconquista de Congonhas.
Issue Date: 
1-Oct-2014
Issue Date: 
3-Dec-2014
Sinopse: 
A sanctuary founded by Portuguese Feliciano Mendes, its altar is considered to be art from colonial Brazil. To experience the sanctuary of Congonhas, built along the lines of those sacred bold massings in the North of Portugal, is, without a doubt, to enter the heart and soul of Minas art. On top of Maranhão Hill, its little chapels and white church are highlighted by imperial palms and sinuous, bluish mountains in the background. It is one of Brazilian art’s most glorious moments, our Bible sculpted in soapstone, in the words of the modernist poets Mário and Oswald de Andrade, Who saw here the possibility of a rupture with Portuguese art in favor of a legitimate expression of Brazilianism. The pilgrim begins the visit by the little chapels of the Via Sacra, at the beginning of the climb through the Last Supper, with the apostles around the table, Christ in the middle and two servants on the sides. It is most expressive due to the position of the hands and faces that argue over who is going to betray Jesus. The first sculptures are full-size, and then only torsoes are displayed sitting on footstools. The polychrome, by master Ataíde, is in discreet, pastel shades. In other chapels the Christ and central figures are by master Aleijadinho; the secondary figures were turned over to artisans from his atelier.
Keywords: 
  • Arte Sacra
  • Escultura Barroca
  • Estilo Barroco
Keywords: 
  • Sacred Art
  • Baroque Sculpture
  • Baroque Style
Credits: 
texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwan
Place: 
Congonhas do Campo, Minas Gerais - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • BAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970.
  • LOURIVAL, Gomes Machado. Barroco Mineiro. São Paulo: Editora Perspectiava, 1978. 3ª Ed.
  • OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006.
  • OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Os Passos de Congonhas e Suas Restaurações. The Passos of Congonhas and Their Restorations. São Paulo: Iphan. 2011.
  • TIRAPELLI, Percival e PFEIFFER, Wolfgang. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 1999.
  • TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329
  • TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000.
  • TOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In História Geral da Arte no Brasil. (ZANINI, Walter, org.). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1993.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252180
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

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mg_cruz_01.JPGCruz as Costas - Canto Esquerdo5.85 MBJPEGThumbnail
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mg_cruz_02.JPGCruz as Costas - Canto Direito5.26 MBJPEGThumbnail
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mg_cruz_03.JPGCruz as Costas - Detalhe, Jesus Cristo5.32 MBJPEGThumbnail
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mg_cruz_04.JPGCruz as Costas - Detalhe, Mulher5.28 MBJPEGThumbnail
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mg_cruz_05.JPGCruz as Costas - Visão da Capela5.33 MBJPEGThumbnail
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vista_geral.JPGVisão Geral das Capelas4.12 MBJPEGThumbnail
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