You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252295
Title: 
Museo Del Barro – Assunção, Paraguai – Imagenería Religiosa
Author(s): 
nc.
Institution: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Description: 
Para classificar as peças desta exposição, tomou-se como critério a pertinência estritamente do aspecto estético formal (estilístico e expressivo). Como não se tem informações precisas de outros elementos (históricos, técnicos, etc.) esta classificação é aproximativa. Considerando a criatividade do mestiço nas imagens, o museu ordenou-as segundo as seguintes categorias: 1. Peças jesuíticas: são aquelas realizadas pelos missionários da Companhia de Jesus. 2. Peças feitas por santeiros jesuíticos: expulsados os jesuítas, muitos artesãos espalharam-se pela Região Central levando a influência da concepção missionária da escultura, que entrou em contato com a imagem popular e deu a essas peças um tom característico. 3. Peças franciscanas: as peças desta categoria tendem não a congelar o movimento barroco, mas eliminá-lo. As imagens adquirem um sentido de serenidade e simplicidade ausente na iconografia jesuítica. 4. Peças de ateliês civis: a prática “santeira” dessas oficinas, ainda dirigida a confeccionar imagens para as igrejas do povo, era mais solta e deixava amplo espaço para a imaginação popular. 5. Peças propriamente populares: são peças produzidas à margem dos ateliês e segundo motivações espontâneas do povo, para uso dos oratórios familiares. Esta coleção reúne basicamente talhas, mas também algumas pinturas, que eram essencialmente tampas de nichos, cujos pressupostos podem ser englobados dentro das categorias acima indicadas. (Texto de Ticio Escobar)
Issue Date: 
11-Feb-2011
Issue Date: 
23-Feb-2015
Keywords: 
  • Museus - Paraguai
  • Arte sacra - Paraguai
  • Escultura
  • Santos (Arte)
Credits: 
Fotografia Percival Tirapeli
Place: 
Assunção, Paraguai
Bibliographic Citation: 
  • CENTRO DE ARTES VISUALES/MUSEO DEL BARRO (Org.). Catálogo Imagenería Religiosa. Assunción: Arte Nuevo, 2008.
  • MUSEO del Barro. Disponível em: <http://www.museodelbarro.org/exhibicion/museo-del-barro> Acesso em: 05 dez. 2014.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252295
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Arte Sul Americana

Item Files
File Description SizeFormat 
PRY_MDB2_01 .JPGCrucifixos em madeira e resplendores em metal.2.89 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_02 .JPGSantos populares em madeira. Em destaque, São José com menino Jesus.2.82 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_03 .JPGOratório em madeira e imagens populares. Conjunto de micro esculturas e escapulários de devoção pessoal. Madeira talhada e pintada. Séculos XIX e XX. Santeiros anônimos, missioneiros coloniais do Paraguai, Região Oriental. Oratório de madeira, franciscano, século XVIII, usado como altar portátil para rezar a missa em lugares onde não havia templos.2.69 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_04 .JPGOratório com cenas da paixão e pinturas. Oratório popular em madeira, século XIX, usado para guardar as figuras de santos protetores domésticos.2.72 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_05.JPGSantos populares.2.92 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_06.JPGSanto André. Escultura jesuítica em madeira, do século XVIII, imagem do martírio de Santo André.1.97 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_07.JPGSantos populares em barro.2.87 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_08.JPGSantos populares em barro e Espírito Santo abaixo.2.85 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_09.JPGSantos populares, Crucifixo, Anjo Gabriel e Santiago Matamouro.2.72 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_11.JPGSantiago Matamouro.2.63 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_14.JPGEcce Homo.2.12 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_15.JPGImaculada Conceição.2.07 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_16.JPGOratório Popular com Divino Espírito Santo.2.8 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_17.JPGOratório e santos de vestir. Oratório popular, da área franciscana, século XIX, destinado para guardar e exibir a imagem de um santo patrono doméstico, possivelmente um “de armação”, considerando seu tamanho. Conjunto de imagens de armação (ou de vestir), do Paraguai. Peças talhadas em madeira e pintadas. Séculos XVIII/XIX. 2.12 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_18.JPGCrucifixos populares em madeira.2.03 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_19 .JPGSanta Librada. Escultura popular em madeira, século XX, Paraguai. A Santa Librada é invocada no Paraguai contra a esterilidade e a perda prematura de filhos. As peças foram realizadas por Francisco, santeiro de Trindade, Assunção. 2.14 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_20.JPGSantos de vestir, Cristo da coluna e Nossa Senhora das Dores. O Cristo da Flagelação, conhecido no Paraguai como o Cristo da Coluna. Esculturas populares em madeira, século XIX, Paraguai. Nossa Senhora das Dores, talhado franciscano, século XVII.2.09 MBJPEGThumbnail
View/Open
PRY_MDB2_21.JPGCristo da Pedra Fria ou Paciência. Escultura talhada em madeira pintada, imagem do Cristo da Paciência ou da Humildade, pertencente ao ciclo da Paixão. Confecção popular, baseada na prática dos entalhes franciscanos feitos na área dos tava, povos coloniais onde se encontravam pequenos grupos indígenas guarani, na Região Oriental do Paraguai.2.11 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.