Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252431
- Title:
- Igreja e Convento de Santo Antônio - Azulejos (Recife)
- Church and Convent of Santo Antônio - Tiles
- Eusébio da Expectação, Frei
- Acervo "Barroco Memória Viva"
- O conjunto do Convento de Santo Antônio iniciado em 1606 é composto por claustros ao redor dos quais estão as dependências dos padres e dos terceiros. A cantaria da fachada é em arenito e as armas da ordem é esculpida no tímpano é de calcário. Internamente segue o modelo de salão retangular tendo na parede do arco cruzeiro dois altares com nichos e acima painéis pictóricos. Precedendo a capela-mor há uma monumental cúpula, com 8 metros de diâmetro, inteiramente revestida de azulejos de padrões mouriscos em três cores datados de 1780. No interior do convento, protegidos pelo claustro, há um friso formado por azulejos de tipo holandês de Delft, com motivos isolados, na parte externa. Mantendo o padrão comum às construções franciscanas, o acervo parietal azulejar iniciado em 1660 compreende a portaria, capela de N.Sra. do Rosário, os dois pavimentos do claustro, nave e capela-mor já apontadas, sacristia e escadarias. Os painéis de azulejaria recobrindo as paredes do claustro em estilo rococó narram os temas bíblicos retirados do Gênesis. A pinacoteca é composta de painéis pictóricos tabuados com molduras recortadas e curvas com cenas da crônica franciscana.
- O conjunto do Convento de Santo Antônio fora iniciado em 1606. Tombamento: Processo nº 144-T, Inscrição nº. 186, Livro Belas-Artes, fls. 32. Data: 20.07.1938.
- 19-May-2015
- 2015
- The group of buildings making up the Convent of Santo Antônio, begun in 1606, is composed of cloisters surrounded by the friars’ accommodations. The ashlar on the recessed façade is of sandstone and the coat-of-arms sculpted on the tympanum is made of limestone. Preceding the main chapel there is a monumental cupola of 8 meters in diameter entirely faced in glazed tiles of a Moorish pattern in three colors, dating from 1780. Inside the convent, protected by the cloisters, there is a frieze made out of Dutch Delft tiles with isolated motifs. In keeping with the standards common to Franciscan constructions, the collection of decorative tiles on the walls, begun in 1660, is made up of the portal, the Chapel of N.Srª. do Rosário, a two-storied cloister, nave and main chapel, sacristy and flights of steps.The azulejaria (decorative tiles) that covers the walls of the cloister in the rococo style shows biblical stories taken from Genesis. The picture gallery holds pictorial panels with scenes from Franciscan chronicles painted on wood in chiseled and curvilinear frames.
- Estilo barroco
- Arte sacra - Período colonial
- Arquitetura barroca
- Baroque tiles
- Fotografia e texto Percival Tirapeli.
- Recife, Pernambuco - Brasil
- TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil = Baroque Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 2008.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252431
- Personalizado
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
re_cst_01.JPG | Expulsão do Paraíso | 6.88 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_02.JPG | Pecado Original | 5.49 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_03.JPG | Paraíso terrestre | 7.06 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_04.JPG | Adão nominando os animais | 6.6 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_05.JPG | Criação de Eva | 6.56 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_06.JPG | Criação de Eva | 6.53 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_07.JPG | Longa vida de Abraão | 6.93 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_08.JPG | Sacrifício de Issac | 7.03 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_09.JPG | Noé constrói a Arca | 6.13 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_10.JPG | Dilúvio | 6.58 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_11.JPG | Espécie dos animais após o dilúvio | 7.35 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_12.JPG | Sacrifício de Noé | 6.89 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_13.JPG | Morte de Abel e Caim e Abel | 2.64 MB | JPEG | View/Open |
re_cst_14.JPG | Pregação de Santo Antônio | 3.7 MB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.