You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337579
Title: 
Joan Miró: a força da matéria (Instituto Tomie Ohtake)
Author(s): 
Miró, Joan
Institution: 
Instituto Tomie Ohtake
Description: 
A Exposição dedicada a Joan Miró no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo apresenta sua exploração da forma e da matéria, a libertação do gesto e simplificação da figura. Trata-se de um recorte abrangente da produção de Joan Miró, que busca enfoque nos processos de criação do artista catalão através de uma retrospectiva de 50 anos de suas obras. A Exposição apresenta 41 pinturas, 22 esculturas, três objetos (ponto de partida de esculturas), 20 desenhos, 26 gravuras, sete fotografias e quatro vídeos, além de cartazes e catálogos de sua vida. Com atenção especial à pintura e escultura, suportes pouco explorados em outras exposições brasileiras sobre o artista, o Instituto Tomie Ohtake procura mostrar ao púbico o apuro técnico de Miró: suas superfícies coloridas, seus grafismos e as texturas de suas esculturas.
Abstract: 
Joan Miró nasce em 20 de Abril de 1893 em Barcelona. Na adolescência, ao manifestar seu interesse pelo mundo artístico, enfrenta a hostilidade da família e entra na escola de comércio por insistência do pai - mas pôde, no entanto, inscrever-se simultaneamente na escola de Belas Artes. Pouco depois entra em uma empresa de construção e produtos químicos mas logo é despedido. A partir dos 19 anos passa a se dedicar inteiramente à pintura. Em 1918 tem sua primeira exposição individual na Galeria Dalmau e em 1920 vai para Paris onde encontra-se com Picasso - a partir de então começa a situar-se no cenário artístico entre artistas como Gargallo, Paul Élouard, André Breton e Louis Aragon. Aos 31 anos o artista começa um rompimento com o passado. Seu ponto de partida é o niilismo e o dadaísmo, não nomeia mais suas obras e refere-se a elas como “X”. Sua transformação se segue pelos anos da Segunda República Espanhola. Alguns anos depois, no começo da Guerra Civil Espanhola, Miró se muda para Paris com mulher e filha - durante essa época o desenho predomina intenso, expressa o grito e a dor das mortes causadas pelo conflito. Com o avanço da guerra, os desenhos de Miró parecem distanciar-se da realidade, como evidencia a série de 23 Constelações, pintadas durante 1940 e 1941. Seis anos depois Miró viaja para Nova York pela primeira vez, permanece lá por 9 meses e retorna a Barcelona, agora trabalhando o desenho por outra perspectiva: deixa a mão flutuar livremente sobre o papel com fundos compostos por uma matéria liquida e translúcida. Uma leveza provinda do distanciamento e solidão do artista para a concepção de suas obras. Em 1959 declara: “O anonimato me permite renunciar a mim mesmo, mas ao renunciar a mim mesmo, afirmo me mais.” Miró permanecia ativo aos 67 anos, sua obra 'Pintura' de 1960 é uma prova de sua vivacidade, permanece trabalhando diferentes técnicas e suportes: cerâmica, escultura, gravura e litografia. Ativo até a morte, em 25 de Dezembro de 1983. Quando questionado em 1980 sobre seu ritmo de trabalho responde: “Trabalho pela manhã. Trabalho à tarde. E quando não trabalho continuo pensando no trabalho”.
Issue Date: 
24-May-2015
Issue Date: 
15-Jun-2015
Keywords: 
  • Joan Miró
  • Instituto Tomie Ohtake
  • Exposição
  • Pinturas
  • Esculturas
  • Arte Catalã
Credits: 
Fotografia: Percival Tirapeli; Edição de imagem, pesquisa: Lauro Galvão de O. Elme
Place: 
Instituto Tomie Ohtake - São Paulo, SP.
Bibliographic Citation: 
  • Joan Miró: A Força da Matéria. Joan Miró: The Force of Matter. Tradução: Jonh Norman. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2015.
  • MINK, Janis. Joan Miró, 1893-1983. Tradução: Alice Milheiro. Köln, Benedikt Taschen, 1994.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337579
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Exposições e Museus

Item Files
File Description SizeFormat 
jm_to_sp (1).jpgda esquerda para a direita: L’Égyptienne, Le Sonnambule, La Métamorphose, Pantagruel4.73 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (2).jpgLa Souris noire à La mantille – O rato preto com manta (à esquerda) / La Souris rouge à la mantille – O rato vermelho com manta (à direita)6.62 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (3).jpgAteliê de San Abrines em Palma de Mallorca3.35 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (4).jpgJoan Miró em seu ateliê de Barcelona6.12 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (5).jpgPersonnages et oiseau – Personagens e pássaro4.7 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (6).jpgPainting – Pintura 5.2 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (7).jpgTorse de femme – Tronco de mulher6.23 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (8).jpgPersonnage – Personagem4.49 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (9).jpgPersonnage - Personagem5.84 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (10).jpg Tête dans La nuit – Cabeça na noite6.22 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (11).jpgTête dans La nuit – Cabeça na noite4.46 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (12).jpgAmbas as obras chamam-se: Tête, oiseau – Cabeça, pássaro5.39 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (13).jpgGaleria e à frente a obra : Tête et oiseau – Cabeça e pássaro 5.42 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (14).jpgSérie de Obras expostas, à frente L’aigrette rouge5.43 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (15).jpgFemme au beau chapeau – Mulher com um chapéu bonito5.19 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (16).jpgà frente: Femme - Mulher / em segundo plano: Personnage et oiseau – Personagem e pássaro / na parede: Femme dans la nuit – Mulher na noite6.27 MBJPEGThumbnail
View/Open
jm_to_sp (17).jpgPoème – Poema5.06 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.