Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337784
- Title:
- Leonardo da Vinci – A Natureza da invenção
- Leonardo da Vinci – The nature of invention
- Vinci, Leonardo da
- SESI - SP
- A exposição sediada na Galeria do SESI em SP, buscou tratar de uma perspectiva diferente de Leonardo da Vinci, descrevendo a metodologia das invenções criadas por ele, ao lidar com a realidade à sua volta. Evidencia-se os textos e estudos, os contemporâneos do período, os cientistas e seu desenvolvimento técnico de desenho. Toda a expressão de Da Vinci traduzia-se por seu desenho, um instrumento de estudo e ao mesmo tempo análise da realidade, além de ser uma forma de comunicação muito eficaz. Leonardo não pinta o que vê, mas o que entende a partir do que vê. Os estudos de Leonardo eram sempre decorrência dos estudos da natureza, analogias que viriam a influenciar as invenções ao longo de sua vida. Grande parte de suas invenções não foram concretizadas devido à falta de investimento, porém hoje, ao reproduzir os estudos de Leonardo, percebeu-se que seus projetos, se concretizados, obteriam êxito. A exposição conta com diversas réplicas das invenções de Leonardo, bem como uma série de reproduções de seus desenhos e estudos, além de vídeos explicativos e interativos.
- Leonardo nasce em Vinci, um vilarejo toscano, em 14 de abril de 1452. Por volta de 1465, entra no ateliê de Andrea Verrochio, onde aprende as técnicas de pintura, desenho, mecânica, arquitetura, escultura e ourivesaria. Em 1482 Leonardo deixa Florença e vai para Milão, onde passa a trabalhar como engenheiro a Ludovico Sforza, retornando a Florença apenas em 1503. Em 1504 inicia a pintura de Mona Lisa Del Giocondo. No dia 23 de abril de 1519, Leonardo morre em sua casa no Clos Lucé, sendo enterrado na igreja de São florentino de Ambrósio.
- 9-Nov-2015
- The exhibition hosted by the SESI Gallery, in São Paulo, sought to show a different perspective of Leonardo da Vinci, describing the methodology of his inventions, while dealing with the reality around him. It is evident the texts and studies, the contemporary of the period, the scientists and his development in technical drawing. Every expression was translated by Leonardo on his drawings, a tool of study and at the same time a analysis of reality, also a efficient way of communication. Leonardo doesn’t draw what he sees, but what he understands from what he sees. Leonardo’s studies were always result of nature observation, analogies that would come to influence the inventions along his life. Most part of his inventions weren’t realized because of the lack of money he received, however, reproducing his studies, it was noticed that his projects had the real potential to be realized and work. The exhibition has a lot of replicas of Leonardo’s inventions, as well as a series of reproductions of his drawings and studies, aside from explanatory and interactive videos.
- Da Vinci
- Invenção
- Desenho
- Engenharia
- Fotografia de Percival Tirapeli; pesquisa por Letícia Mayumi Ozono
- São Paulo, São Paulo - Brasil
- GIORGIONE, C.; BOUCHERON, P. Leonardo da Vinci: a natureza e a invenção. São Paulo: SESI-SP editora, 2014.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337784
- Personalizado
- Imagem
- Relatorio Tecnico
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.