Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337818
- Title:
- Arte indígena - Tribo Karajás
- nc
- Os desenhos a carvão feitos por estes curumins carregam em si a beleza decorrente da observação de seus antepassados, costumes refletidos nas formas dos peixes aqui definidas. As bonecas em cerâmica (ritxòkò) conservam também as formas transmitidas por gerações no aprendizado, assumindo tanto uma função lúdica como servindo de instrumento de socialização, e manuseio da cerâmica, na queima e depois nos desenhos com tinta vegetal e por vezes mineral. O trançado é dos mais antigos meios para o fabrico de utensílios domésticos, cestaria para transporte e esteiras executado com grande requinte de padronização. Esta diversidade é decorrente da utilização dos mais diversos tipos de fibras. A plumagem constitui em rara beleza para o uso em ocasiões especiais.
- As tribos indígenas ao longo do rio Araguaia mantém contato com os habitantes da região ribeirinha e em conseqüência com os turistas que para lá acorrem. Em áreas determinadas possuem suas casas já com aculturação decorrente do intenso contato com os brancos sem porém deixarem de produzir seus objetos a maneira de seus ancestrais.
- 10-Mar-2016
- Arte indígena
- Arte popular
- Tribo Karajás
- Foto e texto por Percival Tirapeli; tratamento de imagens por Letícia Mayumi Ozono
- Goiania, Goiás - Brasil
- WHAN, Chang. Iny: Karajá / Chang Whan. Rio de Janeiro. Museu do índio – FUNAI, 2012.
- FILHO, Manuel F. L. (pesq.). Bonecas cerâmica ritxòkò :arte e ofício do povo karajá. Rio de Janeiro: CNFCP: IPHAN, 2011.
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337818
- Personalizado
- Imagem
- Relatorio Tecnico
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.