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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1256
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Ana Isabel | - |
dc.contributor.advisor | Barrulas, Joaquina | - |
dc.contributor.author | Santos, Vespertina do Futuro Saúde Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2009-02-18T10:45:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:38:41Z | - |
dc.date.available | 2009-02-18T10:45:33Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:38:41Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1256 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1256 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta | - |
dc.description.abstract | Para compreender a problemática de gestão e desenvolvimento das colecções de bibliotecas escolares, começámos por fazer um enquadramento teórico dos conceitos biblioteconómicos envolvidos, revendo o que diz a literatura da especialidade sobre selecção e aquisição de materiais, visibilidade da colecção, conservação e manutenção de materiais, questões éticas e de censura e, finalmente, avaliação da colecção e da política documental. Este estudo pretendeu descrever e explicar como foram constituídas e estão a ser geridas as colecções de bibliotecas de doze Escolas Básicas e nove Escolas Secundárias que colaboraram connosco, num total de 21 escolas da Área Pedagógica 9 (Queluz – Sintra). Visou, além disso, averiguar como estão estas escolas a preparar-se para os desafios que o ambiente digital coloca às colecções das bibliotecas escolares. O estudo empírico realizado adoptou um paradigma misto, com predominância qualitativa, seguindo a concepção do estudo de caso, na variante de caso “embebido” ou “encaixado”. Os instrumentos que usámos para recolha de dados foram o inquérito por questionário, a entrevista e a observação directa. Esta investigação centrou-se em quatro questões e foi concretizada através de um trabalho de campo que contou com a colaboração dos professores coordenadores das bibliotecas das escolas acima referidas. Para nortear o trabalho de investigação que empreendemos, elegemos o caminho apontado por Patton: tornar evidente o que já é óbvio, questionar o que parece óbvio e revelar o oculto. As conclusões a que chegámos confirmaram, em grande parte, as hipóteses de investigação que inicialmente tínhamos formulado: na actual situação institucional das bibliotecas escolares, a gestão das colecções limita-se a dar resposta a solicitações pontuais de aquisição de documentos, apresentadas pelos professores curriculares, não tendo sido alterado – na maioria dos casos – o modelo de gestão e desenvolvimento das colecções pelo facto de as bibliotecas escolares terem entrado no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, ainda que os professores coordenadores das bibliotecas escolares valorizem a existência de um plano de desenvolvimento da colecção para uma eficaz gestão e desenvolvimento das colecções. Concluímos também que, na actual situação das escolas, as bibliotecas escolares não estão preparadas para os desafios que o paradigma digital lhes coloca. | en |
dc.language.iso | por | en |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Informação/bibliotecas,papel | en |
dc.subject | Bibliotecas escolares | en |
dc.subject | Leitura | en |
dc.subject | Projetos | en |
dc.subject | Promoção da leitura | - |
dc.subject | Hábitos de leitura | - |
dc.title | Problemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares em rede : desafios emergentes | en |
dc.type | outro | en |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal |
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