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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1256
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasconcelos, Ana Isabel-
dc.contributor.advisorBarrulas, Joaquina-
dc.contributor.authorSantos, Vespertina do Futuro Saúde Carvalho de-
dc.date.accessioned2009-02-18T10:45:33Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:41Z-
dc.date.available2009-02-18T10:45:33Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:41Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1256-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1256-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractPara compreender a problemática de gestão e desenvolvimento das colecções de bibliotecas escolares, começámos por fazer um enquadramento teórico dos conceitos biblioteconómicos envolvidos, revendo o que diz a literatura da especialidade sobre selecção e aquisição de materiais, visibilidade da colecção, conservação e manutenção de materiais, questões éticas e de censura e, finalmente, avaliação da colecção e da política documental. Este estudo pretendeu descrever e explicar como foram constituídas e estão a ser geridas as colecções de bibliotecas de doze Escolas Básicas e nove Escolas Secundárias que colaboraram connosco, num total de 21 escolas da Área Pedagógica 9 (Queluz – Sintra). Visou, além disso, averiguar como estão estas escolas a preparar-se para os desafios que o ambiente digital coloca às colecções das bibliotecas escolares. O estudo empírico realizado adoptou um paradigma misto, com predominância qualitativa, seguindo a concepção do estudo de caso, na variante de caso “embebido” ou “encaixado”. Os instrumentos que usámos para recolha de dados foram o inquérito por questionário, a entrevista e a observação directa. Esta investigação centrou-se em quatro questões e foi concretizada através de um trabalho de campo que contou com a colaboração dos professores coordenadores das bibliotecas das escolas acima referidas. Para nortear o trabalho de investigação que empreendemos, elegemos o caminho apontado por Patton: tornar evidente o que já é óbvio, questionar o que parece óbvio e revelar o oculto. As conclusões a que chegámos confirmaram, em grande parte, as hipóteses de investigação que inicialmente tínhamos formulado: na actual situação institucional das bibliotecas escolares, a gestão das colecções limita-se a dar resposta a solicitações pontuais de aquisição de documentos, apresentadas pelos professores curriculares, não tendo sido alterado – na maioria dos casos – o modelo de gestão e desenvolvimento das colecções pelo facto de as bibliotecas escolares terem entrado no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, ainda que os professores coordenadores das bibliotecas escolares valorizem a existência de um plano de desenvolvimento da colecção para uma eficaz gestão e desenvolvimento das colecções. Concluímos também que, na actual situação das escolas, as bibliotecas escolares não estão preparadas para os desafios que o paradigma digital lhes coloca.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectInformação/bibliotecas,papelen
dc.subjectBibliotecas escolaresen
dc.subjectLeituraen
dc.subjectProjetosen
dc.subjectPromoção da leitura-
dc.subjectHábitos de leitura-
dc.titleProblemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares em rede : desafios emergentesen
dc.typeoutroen
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