You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1259
Title: 
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais
Author(s): 
Marques, António Manuel de Miranda
Description: 
Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta
Abstract: 
Este trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e professores.
Issue Date: 
2008
Keywords: 
  • Aprendizagem
  • Processo de aprendizagem
  • Mapas conceptuais
  • Cognição
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1259
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.