Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Carlos Tavares | - |
dc.contributor.author | Marques, António Manuel de Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2009-02-18T11:38:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:38:42Z | - |
dc.date.available | 2009-02-18T11:38:00Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:38:42Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1259 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1259 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta | - |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e professores. | en |
dc.language.iso | por | en |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Aprendizagem | en |
dc.subject | Processo de aprendizagem | en |
dc.subject | Mapas conceptuais | en |
dc.subject | Cognição | en |
dc.title | Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais | en |
dc.type | outro | en |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.