Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1259
- Title:
- Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais
- Marques, António Manuel de Miranda
- Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta
- Este trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e professores.
- 2008
- Aprendizagem
- Processo de aprendizagem
- Mapas conceptuais
- Cognição
- openAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1259
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.