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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1264
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Carlos Tavares-
dc.contributor.authorDias, Luís Manuel António-
dc.date.accessioned2009-02-18T14:12:49Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:42Z-
dc.date.available2009-02-18T14:12:49Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:42Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1264-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1264-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta-
dc.description.abstractAo longo dos últimos 20 anos têm sido desenvolvidas iniciativas notáveis para a implementação das TIC em todos os graus de ensino inclusivamente ao nível do normal 1.º Ciclo do Ensino Básico. Há porém ainda significativo constrangimento por parte de professores e alunos, em particular no Ensino do 1.º Ciclo a Adultos, e mais especificamente nos Estabelecimentos Prisionais em que são leccionados os conteúdos programáticos correspondentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico a adultos reclusos, em que as potencialidades das TIC, e em particular dos Recursos Multimédia, podem ser indiscutivelmente eficazes. Neste quadro, cabe uma inventariação e análise da evolução dos processos de alfabetização ao longo das últimas décadas, identificando, a progressiva invenção da palavra e do conceito de literacia e coexistente ligação à imagem. No actual processo de generalização do recurso às TIC, simultaneamente como instrumento de inserção social, através da irradiação do analfabetismo e combate à iliteracia, assumem-se relevantes as tentativas de reinvenção da alfabetização na integração com o processo de literacia e recurso à imagem e à educação visual, tendo em conta não só a elevada percentagem de analfabetismo nacional de adultos (cerca de 7 %) mas também, e em particular no âmbito desta dissertação, ao nível da alfabetização e do relacionamento de adultos reclusos dentro e fora da sala de aula, através de Recursos Multimédia. A presente dissertação, que tem também subjacente um propósito de abordagem da problemática da inserção social, analisa a potencial melhoria da eficiência deste processo, tendo por base os Estabelecimentos Prisionais de Tires (população feminina) e Linhó (população masculina), a partir da relação dos mecanismos da percepção e de aprendizagem com recursos educativos e formativos baseados nas TIC, mais especificamente os ambientes multimédia, procurando estabelecer metodologias e recomendações na implementação e uso das TIC para este segmento populacional.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectEducação de adultosen
dc.subjectEducaçãoen
dc.subjectAnalfabetismoen
dc.subjectAlfabetização de adultosen
dc.subjectInclusão social-
dc.subjectMateriais multimédia-
dc.subjectEducação artística-
dc.titleRecursos multimédia na alfabetização, literacia e inserção socialen
dc.typeoutroen
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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