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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1324
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dc.contributor.advisorRamos, Natália-
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel Mateus da-
dc.date.accessioned2009-03-25T09:29:01Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:42:58Z-
dc.date.available2009-03-25T09:29:01Z-
dc.date.available2017-12-14T17:42:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSilva, Ana Isabel Mateus da - As percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças [Em linha] : um estudo na região dos Açores e do Continente. Lisboa : [s.n.], 2008. 418 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1324-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1324-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractO desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo, relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano. Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, e das percepções da família, para a representação social da educação e práticas de cuidados, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da criança na actualidade ao nível sócio-educativo e desenvolvimental. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência de captação e compreensão dos seus significados. Realizámos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos 100 participantes em três ilhas dos Açores – São Miguel, Pico e Terceira, e 100 participantes no Continente, em várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista. Um estudo etnográfico complementar realizado na ilha de São Miguel, com a finalidade de conhecer como eram e são prestados os cuidados aos bebés nesta ilha, a partir dos anos 50 e até aos dias de hoje, possibilita comparar práticas do passado com as práticas do presente. A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo, permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida ao nível das representações e das práticas das famílias.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentoen
dc.subjectDesenvolvimento da criançaen
dc.subjectPerceçãoen
dc.subjectRepresentações sociaisen
dc.subjectFamília-
dc.subjectCuidar-
dc.subjectAfetividade-
dc.subjectRelações pais-filhos-
dc.subjectEstudos comparativos-
dc.subjectEtnografia-
dc.subjectAçores-
dc.subjectLisboa-
dc.subjectSetúbal-
dc.subjectSantarém-
dc.subjectPortalegre-
dc.titleAs percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças : um estudo na região dos Açores e do Continenteen
dc.typeoutroen
dc.identifier.tid101188765-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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