You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1325
Title: 
Reanimar a física : o ensino presencial com as ferramentas do EAD
Author(s): 
Pereira, Rute Isabel de Jesus
Description: 
Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
Actualmente a quantidade de informação flui continuamente, e a evolução das tecnologias também é evidente, por isso, os alunos já não concebem uma escola sem tecnologia, já que fazem parte de uma geração digital. O professor tenta adaptar-se às mudanças, mas a escola ainda não conseguiu integrar e adaptar-se a todas as mutações da sociedade. Como tal, num cenário como este, a consequência é fácil de adivinhar: os alunos estão cada vez mais afastados da escola, e, principalmente, da ciência. È necessário tornar o ensino mais atractivo, desafiante e actualizado, o que em parte pode ser conseguido pelas tecnologias. Em particular, o interesse no uso de Objectos de Aprendizagem, o qual tem vindo a aumentar devido às suas potencialidades pedagógicas. Quando um professor procura num repositório de OA’s um objecto, questiona-se se será o mais adequado para os seus objectivos e para os alunos em questão, já que no mesmo repositório existe um sem número de OA’s para o mesmo conceito. É necessário que os objectos de aprendizagem, tal como os outros recursos multimédia, cumpram certos requisitos de qualidade. Assim, com esta evolução, a avaliação dos objectos de aprendizagem é imprescindível e é também uma ferramenta bastante útil para o professor. Este trabalho teve como principal finalidade conceber e disponibilizar uma grelha de avaliação de OA’s que permita analisar e avaliar um objecto, de forma a apoiar os professores a seleccionar um objecto de aprendizagem no âmbito das ciências físico- químicas. A investigação teórica e a reflexão sobre os resultados obtidos, permite afirmar que existem objectos que são mais apropriados ou que mais facilmente se enquadram nos objectivos dos professores.
Issue Date: 
2008
Keywords: 
  • Ensino da física
  • Ensino presencial
  • Pedagogia
  • Aprendizagem
  • Recursos educacionais
  • Recursos educacionais
  • Meios de ensino
  • Avaliação da educação
  • Informática
  • Software
  • Conceção de software
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1325
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.