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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1334
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cova, Anne | - |
dc.contributor.advisor | Vaquinhas, Irene | - |
dc.contributor.author | Pinto, Maria Teresa Valente | - |
dc.date.accessioned | 2009-03-26T15:08:44Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:42:58Z | - |
dc.date.available | 2009-03-26T15:08:44Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:42:58Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Pinto, Maria Teresa Valente - A formação profissional das mulheres no ensino industrial público (1884-1910) [Em linha] : realidades e representações. [Lisboa] : [s.n.], 2008. XVI, 798 p. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1334 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1334 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Estudos sobre as Mulheres na especialidade de História das Mulheres e do Género apresentada à Universidade Aberta | - |
dc.description.abstract | Este trabalho procura problematizar o papel reprodutor e produtor das escolas públicas de ensino industrial na construção e afirmação da sociedade burguesa e das concepções de homem ganha-pão e da mulher dona-de-casa em finais do século XIX e inícios do século XX. A problemática que conformou a presente investigação constituiu-se na intersecção de três interrogações de fundo. Em primeiro lugar, como interpretar a frequência feminina das escolas industriais públicas oitocentistas e respectivas oficinas, independentemente da localização geográfica, desde a sua fundação, em 1884? Em segundo lugar, qual o grau de congruência entre as representações discursivas sobre as mulheres e a realidade da sua situação face ao trabalho na sociedade portuguesa oitocentista? Como se relacionavam as modalidades e finalidades de formação profissional para o sexo feminino propostas no quadro institucional oitocentista com as representações sobre o trabalho das mulheres presentes nos discursos coevos? Em terceiro lugar, como se coadunou a oferta de ensino industrial para o sexo feminino a uma representação social das mulheres que as dissociava, cada vez mais, da noção de trabalho produtivo e profissional? Que tipo de representações sobre a relação das mulheres com a(s) actividade(s) profissional(ais) são veiculadas pelos discursos políticos, normativos e técnicos sobre o ensino industrial? Em que medida é que este tipo de oferta formativa por parte do Estado influenciou, de forma directa ou simbólica, o reposicionamento socioprofissional das mulheres que o frequentaram? O estudo analisa, na perspectiva da história das mulheres, entendida como história relacional, isto é, uma história das relações sociais entre mulheres e homens, a formação profissional feminina no quadro do ensino industrial público em Portugal, desde a criação das primeiras escolas, em 1884, até à implantação da 1ª República, na dupla perspectiva das realidades e das representações. Estes vinte e sete anos correspondem à concretização possível do projecto da monarquia constitucional relativo ao incremento de um ensino industrial e profissionalizante. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | por | en |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | História de Portugal | en |
dc.subject | Emprego das mulheres | en |
dc.subject | Educação das mulheres | en |
dc.subject | Ensino profissional | en |
dc.subject | Formação profissional | - |
dc.subject | Mulheres | - |
dc.subject | Género | - |
dc.subject | Século XIX | - |
dc.subject | Século XX | - |
dc.title | A formação profissional das mulheres no ensino industrial público (1884-1910) : realidades e representações | en |
dc.type | outro | en |
dc.identifier.tid | 101188862 | - |
Appears in Collections: | TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal |
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