You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia-
dc.contributor.authorGuincho, Ana Patrícia Mendes Amaral-
dc.date.accessioned2009-07-11T10:42:02Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:43Z-
dc.date.available2009-07-11T10:42:02Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:43Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGuincho, Ana Patrícia Mendes Amaral - Escolas a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2008. 195 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1353-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1353-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar apresentada à Universidade Abertaen
dc.description.abstractO trabalho, que seguidamente se apresenta, pretende constituir um contributo para a compreensão do papel das Escolas a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM). Assim, constitui objectivo principal deste estudo, reconhecer a importância das Escolas Tempo Inteiro na RAM, nomeadamente na EB1/PE da Terça de Cima. Este trabalho é de carácter exploratório e representa um Estudo de Caso demarcado a uma parte da população alvo, docentes e encarregados de educação da EB1/PE da Terça de Cima no decorrer do ano lectivo 2006/2007. O plano metodológico, para a realização deste Estudo de Caso, e de acordo com os objectivos definidos, passou por um enquadramento teórico onde se procura entender teoricamente, com o auxílio bibliográfico, a problemática proposta. Em seguida, optámos por elaborar, como processo de recolha de dados, entrevistas semi-directivas e inquéritos por questionário. Sendo que as entrevistas foram dirigidas a sete docentes e os questionários foram dirigidos a cinquenta e oito encarregados de educação. Os questionários foram constituídos por questões fechadas e, garantindo o anonimato. Depois de tratados e analisados os dados recolhidos, foi possível chegar a algumas conclusões, que dão ênfase à importância das ETI’s nas escolas da RAM.en
dc.description.abstractThe following paper intends to contribute to a better understanding of the role of Full Time Schools (FTS), on the Autonomous Region of Madeira. The main objective of this study is to recognize the importance of those schools, namely the school EB1/PE from "Terça de Cima". This is an exploratory work represented by a case study from a specific target population, teachers and parents from the EB1/PE "Terça de Cima" school, during the academic year of 2006/2007. The methodological plan for the realization of this case study, in accordance with the objectives set, went through a theoretical framework to understand, with bibliographic aid, the proposed problematic. After that, a data collection process was done, through semi-guided interviews and a questionnaire survey. The interviews were done to seven teachers and the questionnaires to fifty-eight parents or legal tutors. The questionnaire consisted of closed questions, ensuring anonymity. After processed and analyzed all the collected data, some conclusions were reached, which emphasized the importance of FTS's school in Madeira.-
dc.format.extent2.919.888 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMadeiraen
dc.subjectPlaneamento e administração da educaçãoen
dc.subjectOrganização escolaren
dc.subjectEnsino básicoen
dc.subject1º Cicloen
dc.subjectRelações escola-famíliaen
dc.subjectEstudo de casosen
dc.titleEscolas a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira : estudo de casoen
dc.typeoutroen
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.