You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRelvas, Maria de Jesus C.-
dc.contributor.authorOliveira, Susana Paula de Magalhães-
dc.date.accessioned2009-08-05T08:47:14Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:45Z-
dc.date.available2009-08-05T08:47:14Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:45Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationOliveira, Susana Paula de Magalhães - A mulher do renascimento inglês [Em linha] : segundo a escolástica e a tradição medieval. Lisboa : [s.n.], 2009. 174 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1374-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1374-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Estudos Ingleses apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractResumo: Com o Renascimento, o Homem adquire uma nova noção do Eu em relação ao Criador e à Sua criação; desenvolve uma perspectiva de antropocentrismo; aperfeiçoa-se enquanto indivíduo na busca da plenitude (uomo universale). Porém, apesar das características de reavaliação, inovação e transformação associadas a este período, denunciam-se múltiplos diálogos de continuidade entre o homem renascentista e o seu homólogo medieval: comungam da mesma metodologia epistemológica, partilham uma idêntica moldura de pensamento que subjaz à perspectivação da Mulher, apresentando- -se como guardiães da herança ancestral de tradições e ideologias escolásticas. De acordo com a Escolástica e a Tradição Medieval, a Mulher permanecia perspectivada segundo dois arquétipos: Eva (mala mulier) e Maria (bona mulier). Eva representava o vício, o pecado, a insensatez, em suma, as características que contribuíram para a Queda de Adão e Eva e, consequentemente, de toda a humanidade. Maria, mãe de Jesus Cristo, figurava as virtudes inexistentes na mãe da humanidade: a virtude, a castidade, a sensatez. Na dicotomia clara existente nos modelos delineados pela Bíblia para a Mulher, residia a realidade da condição feminina. Esta era a herança recebida pela sociedade renascentista: o pensamento de que a Mulher devia obediência ao Homem permanecia numa linha de continuidade, omnipresente, uma vez que assim decretavam as Sagradas Escrituras, corroboravam os teólogos e metodizavam os filósofos clássicos. Contudo, a época do Renascimento em Inglaterra conheceu factores de mudança: o movimento humanista, a Reforma e o conjunto de reestruturações levadas a cabo pelos monarcas da Dinastia Tudor. A presente dissertação procura, assim, aferir até que ponto foi a sociedade renascentista capaz de se desvincular do legado da Escolástica e da Tradição Medieval, criando novas perspectivas da/sobre a Mulher, ou, remetendo para Joan Gadol, procura a resposta à questão: “Did women have a Renaissance?”.-
dc.description.abstractAbstract: In the Renaissance, Man raised a new consciousness of God and His creation; he developed an anthropocentric perspective; he improved as an individual in the pursuit of plenitude (uomo universale). However, alongside with the of re-evaluation, innovation, and transformation, as characteristics associated to this period in history, there were multiple dialogues of continuity between the man of the Renaissance and his medieval counterpart: they shared the same epistemological methodology as well as an identical frame of thought regarding the concept of Woman, presenting themselves as the guardians of an ancestral heritage of scholastic traditions and ideologies. According to Scholasticism and Medieval Tradition there were two major models for women: Eve (mala mulier) and Mary (bona mulier). On the one hand, Eve represented vice, sin, and folly, i.e. the features which led to the Fall of human kind. On the other hand, Mary, the mother of Christ, symbolized the qualities which Eve lacked, such as virtue, chastity and good sense. Women’s condition depended on the dichotomy underlining these two major biblical models, and that was the legacy accepted by the Renaissance society. Women owed Man obedience, and such line of thought remained omnipresent, as it resulted from the ideology decreed by the Holy Bible, defended by theologians and methodized by philosophers. Yet, the period of the English Renaissance witnessed several transformations: the humanist movement, the Reformation and the set of changes which took place during the Tudor dynasty. This dissertation aims at evaluating into what extent the English Renaissance society was able to disengage itself from the legacy of the Scholasticism and the Medieval Tradition, thus providing Woman with new perspectives (or, as Joan K. Gadol put it: “Did women have a Renaissance?”).-
dc.description.abstractRésumé: Pendant la Renaissance, l’Homme obtient une nouvelle notion du “Je” par rapport au Créateur et à Sa création; il développe une perspective anthropocentrique ; il se perfectionne en tant qu’individu en quête de plénitude (uomo universale). Pourtant, malgré les caractéristiques de réévaluation, innovation et transformation associées à cette période, nous remarquons plusieurs dialogues de continuité entre l’homme renaissant et son homologue médiéval : ils ont en commun la même méthodologie épistémologique, partagent un encadrement identique d’une mentalité sous-jacente à la perspective sur la Femme, se présentant comme gardiens d’un héritage ancestral de traditions et idéologies scolastiques. D’après la Scolastique et la Tradition Médiévale, la Femme était mise en perspective selon deux archétypes : Ève (mala mulier) et Marie (bona mulier). Ève représentait le vice, le péché, la sottise, en somme, les caractéristiques qui ont contribué pour à la Chute d’Adam et de Ève et, en conséquence, de toute l’humanité. Marie, mère de Jésus Christ, figurait les vertus inexistantes chez la mère de l’humanité: la vertu, la chasteté, la sagesse. Dans la claire dichotomie existante dans les modèles esquissés par la Bible pour la femme, y résidait la réalité de la condition féminine. Celle-ci serait l’héritage reçu par la société renaissante : la croyance que la femme devait obéir à l’homme demeurait dans une ligne de continuité, omniprésente, étant donné qu’ainsi le décrétait les Écritures Saintes, corroboraient les théologiens et systématisaient les philosophes classiques. Cependant, l’époque de la Renaissance en Angleterre a connu des facteurs de changement : le mouvement humaniste, la Réforme et l’ensemble des restructurations menées par les monarques de la Dynastie Tudor. La dissertation ici présente cherche donc à vérifier jusqu’à quel point la société renaissante a été capable de se détacher du légat de la Scolastique et de la Tradition Médiévale, en créant de nouvelles perspectives de/sur la Femme, ou, nous rapportant à Joan Gadol, recherche la réponse à la question : “Did women have a Renaissance?”.-
dc.format.mimetypeapplication pdf-
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectSociedade inglesapt
dc.subjectRenascimentopt
dc.subjectMulherespt
dc.subjectIdade médiapt
dc.subjectEscolásticapt
dc.subjectBíbliapt
dc.subjectReformapt
dc.subjectLiteratura inglesapt
dc.subjectInglaterrapt
dc.subjectWoman-
dc.subjectRenaissance-
dc.subjectEngland-
dc.subjectScholasticism-
dc.subjectMedieval tradition-
dc.subjectHoly Bible-
dc.subjectReformation(s)-
dc.subjectHumanism-
dc.titleA mulher do renascimento inglês : segundo a escolástica e a tradição medievalpt
dc.typeoutropt
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.