You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Amílcar-
dc.contributor.authorSoares, Fernanda Inês M. P. da Rocha-
dc.date.accessioned2009-10-21T12:52:00Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:52Z-
dc.date.available2009-10-21T12:52:00Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:52Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSoares, Fernanda Inês M. P. da Rocha - O clube de pais leitores do Agrupamento Vertical de Maria Lamas [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2008. 227 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1394-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1394-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractO trabalho de investigação apresentado assenta na criação e organização de um Clube de Pais Leitores na Escola do Ensino Básico do Primeiro Ciclo – EB1 dos Castelos – Agrupamento Vertical de Maria Lamas, que tem como objectivo principal a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na dinâmica das relações entre escola e família. Com esta intenção promoveu-se a cooperação entre escola-família-biblioteca escolar. Colocou-se o enfoque num trabalho comum e comunicacional que favorecesse a relação e a cooperação entre a tríade mencionada e promovesse a leitura como prazer. As principais linhas de força que nortearam este projecto vinculam-se às quatro principais acções destacadas no quadro teórico-conceptual desta pesquisa: a leitura como uma prioridade na educação; os conceitos de leitura e literacia; a leitura como condição para o exercício da cidadania; e a interacção entre escola-família-biblioteca escolar. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da figura do contador de histórias apoiado numa metodologia de análise qualitativa, de cariz etnográfico, associada a uma observação participante. Esta metodologia de acção-investigação, permitiu-nos mergulhar, envolver, viajar, reencontrar e reescrever esta narrativa vivida ao longo do ano lectivo de 2007/08 com um grupo de seis pais, em contexto escolar, na biblioteca da escola. Esta narrativa foi construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo dos participantes no projecto, de grelhas de observação, imagens videográficas, fotográficas e fonográficas, de mapas mentais e de encontros, que descrevem e explicam a dimensão de que se revestiu esta nossa procura de sentido. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e de participação atingidas, bem como do impacto transformador desta acção-investigação enquanto via promotora e facilitadora da comunicação e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os intervenientes. A Mandala “A Magia da Palavra”, que acompanha cada uma das dez actividades descritas, constituiu-se como ideia geradora e dela nasceu uma outra Mandala, a Mandala espiralante do Clube dos Pais Leitores, traduzindo valores e sentimentos comuns que emergem da interpretação do projecto.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectBibliotecas escolarespt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectProgramas educativospt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.subject1º Ciclopt
dc.subjectPaispt
dc.subjectRelações pais-escolapt
dc.subjectPromoção da leiturapt
dc.subjectParents book clubpt
dc.subjectSchool-Family-Schoolpt
dc.subjectLibrarypt
dc.subjectStorytellerspt
dc.subjectReadingpt
dc.titleO clube de pais leitores do Agrupamento Vertical de Maria Lamaspt
dc.typeoutropt
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.