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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1439
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dc.contributor.advisorMendes, António Quintas-
dc.contributor.authorViudes y Reyes, Anabela Nunes Silva-
dc.date.accessioned2010-02-24T14:08:08Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:55Z-
dc.date.available2010-02-24T14:08:08Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:55Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationViudes y Reyes, Anabela Nunes Silva - Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2010. - 223 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1439-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1439-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractO presente trabalho, consiste num estudo de caso sobre a utilização da Internet na sala de aula, numa turma do Curso de Educação e Formação de Adultos do ano 2007/ 2008, leccionado na Escola Básica Integrada D. Carlos I sediada em Sintra. Como modelo teórico foi adoptado o modelo de aprendizagem com inclusão das tecnologias de Lebrun (2007) considerando os três modos de análise propostos pelo autor: - Modo pró – activo, centrado no aluno com o objectivo de analisar as compe-tências desenvolvidas: saber, competência teórica; saber - fazer, competência prática; saber - ser, competência relacional entendida como análise e síntese de conteúdos e saber – devir, competência crítica. - Modo reactivo, para análise dos métodos e estratégias adoptadas pelo professor em aulas com uso de Internet. - Modo interactivo, para avaliar o grau de interacção e motivação de alunos e professores, decorrente do uso da Internet na aula. Investigámos ainda: O grau de utilização da Internet nas seguintes áreas de formação: Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação - Inglês, Linguagem e Comunica-ção - Português, Matemática para a Vida e Tecnologias de Informação e Comu-nicação; os procedimentos adoptados pelo formando quanto à recolha e trata-mento da informação; a importância da Internet na aprendizagem, assim como na vida pessoal e profissional de formandos e formadores. Realizadas entrevistas, questionários e observação participante a cinco docentes /formadores e nove formandos, concluímos que a Internet apesar de ser facilitadora e motivadora do processo ensino – aprendizagem, os formandos têm uma posição desfavorável em relação ao seu uso frequente na sala de aula. As metodologias e estratégias dos formadores são pouco estruturadas. A produção final do formando é baseada na cópia não existindo construção de novo conhecimento mas reprodução sintetizada da informação. Os formandos desenvolvem competências teóricas e prá-ticas, em particular a capacidade de análise e síntese de conteúdos, mas não desen-volvem competências críticas.pt
dc.description.abstractRésumé: Le présent travail est une étude de cas sur l’utilisation d’Internet en salle de cours dans une classe du Cursus d’éducation et formation d’adultes 2007/2008 de l'école Escola Básica Integrada D. Carlos I, Sintra. Le modèle d'apprentissage de Lebrun (2007), c’est-à-dire celui comprenant l’intégration des technologies, a été adopté comme modèle théorique. Ainsi, l'auteur considère trois méthodes d'analyse : - Méthode proactive axée sur l'élève et prétendant analyser les compétences dé-veloppées : savoir, compétence théorique ; savoir-faire, compétence pratique ; savoir être, compétence relationnelle perçue comme analyse et synthèse de con-tenus et connaissances – devenir, compétence critique. - Méthode réactive qui consiste à analyser les méthodes et stratégies que le pro-fesseur adopte en cours en utilisant Internet. - Méthode interactive pour évaluer le degré d’interaction et de motivation des élèves et des professeurs découlant de l’utilisation d’Internet en cours. Outre cela, nous avons fait des recherches sur : Le degré d’utilisation d’Internet pour les cinq matières du cursus : Citoyenneté et Employabilité, Langue et Communication - Anglais, Langue et Communica-tion - Portugais, Mathématiques pour la Vie et Technologies d’Information et Communication ; les procédures adoptées par les stagiaires pour recueillir et trai-ter l’information ; l’importance d’Internet dans l’apprentissage ainsi que dans la vie personnelle et professionnelle des stagiaires et des formateurs. D'après les interviews, les questionnaires et l'observation participante auprès des cinq formateurs et des neuf stagiaires, nous en avons conclu, bien qu’Internet faci-lite et motive le processus enseignement-apprentissage, les stagiaires adoptent une position défavorable quant à son utilisation fréquente en salle de cours. Les métho-dologies et stratégies des formateurs sont peu structurées. La production finale du stagiaire est axée sur la copie. De ce fait, aucune nouvelle connaissance n’est cons-truite. Il s’agit plutôt de la reproduction synthétisée de l'information. Les stagiaires développent des compétences théoriques et pratiques, notamment la capacité d’analyse et synthèse de contenus. Toutefois, ils ne développent pas de compétences critiques.-
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectComunicação multimédiapt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectProcesso RVCCpt
dc.subjectCursospt
dc.subjectEnsino assistido por computadorpt
dc.subjectInternetpt
dc.subjectAvaliação do desempenhopt
dc.subjectCompetênciapt
dc.subjectATE Coursespt
dc.subjectLearningpt
dc.subjectCompetenciespt
dc.subjectProactivept
dc.subjectReactivept
dc.subjectInteractivept
dc.titleUtilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de casopt
dc.typeoutropt
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