You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.authorCosta, Henriqueta Silva-
dc.date.accessioned2010-04-28T14:36:01Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:56Z-
dc.date.available2010-04-28T14:36:01Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:56Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCosta, Henriqueta Silva - O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada [Em linha]. Funchal : [s.n.], 2009. 146, LXVI p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1454-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1454-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractA formação inicial é uma das principais etapas do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Este estudo foi realizado no sentido de tentar compreender a partilha pedagógica que ocorre no ano de estágio e como esta pode estar relacionada com as acções conduzidas pelo orientador de escola. Nesta investigação identificamos características dos orientadores de escola e das práticas pedagógicas partilhadas que se desenvolveram, ao longo do ano lectivo, em cada um dos núcleos de estágio participantes. Pretendeu-se, igualmente, relacionar as características dos orientadores e as partilhas pedagógicas do núcleo tentando, deste modo, evidenciar a influência do orientador de escola nas práticas dos seus estagiários. De forma a compreender a realidade dos núcleos de estágio a decorrer no ano lectivo 2008/2009 na Região Autómona da Madeira, foram acompanhados pela investigadora, nesse ano, os trabalhos de estagiários e orientadores da escola. Numa investigação de carácter qualitativo, para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, observações, registo num diário de campo e questionários bem como a análise documental. Com este estudo conseguiu-se identificar diversos tipos de orientadores de acordo com as suas acções, nomeadamente através da forma de envolvimento no trabalho com os estagiários. Reconheceu-se a presença de orientadores do tipo colaborativo, directivo e não-directivo e distinguiram-se diversas formas de partilha pedagógica nos núcleos de estágio no que se refere à preparação de materiais e actividades e reflexão sobre as as práticas pedagógicas registando-se certas particularidades por grupo disciplinar e núcleo de estágio. A influência do orientador nas práticas do núcleo é notória sendo que, nos núcleos estudados, a partilha pedagógica dentro do núcleo está relacionada com o tipo de orientação conduzida pelo orientador de escola.pt
dc.description.abstractInitial formation is one of the main steps of personal and professional development of teachers. This study is an attempt to understand the pedagogical sharing that happens in the teachers’ internship year and how it is related to the actions conducted by the cooperating teacher. In this study, we identify some of the characteristics of cooperating teachers and of the shared pedagogical practices that were developed, throughout the school year, in each of the internship groups. We also intend to relate the characteristics of the cooperating teachers to the shares in the group trying to establish the existence of an influence of the cooperating teacher in the practices of the trainee. In order to understand the reality of the internship groups in the school year of 2008/2009 in the Autonomous Region of Madeira, we accompanied the work of both cooperating teachers and trainees. In this qualitative investigation we resorted to interviews, observations and questionnairies to characterize cooperating teachers and the shared pedagogical practices in each internship group. We identified several types of cooperating teachers throught the characteristics of their actions and the way they were involved in the work with the trainees. We acknowledged the presence of collaborative, directive and non-directive cooperating teachers. We identified some pedagogical shares within the intership groups concerning preparation of materials and activities and reflection on them. We noted that the practices were not the same in every group and we identified singularities of some disciplinary groups or intership groups. The influence of the cooperating teacher in the groups’ practices was notorious and, in the studied groups, the pedagogical shares in the group were related to the type of supervision conducted by the cooperating teacher.-
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPedagogiapt
dc.subjectEstágiospt
dc.subjectSupervisãopt
dc.subjectOrientação pedagógica dos professorespt
dc.subjectPedagogical supervisionpt
dc.subjectPedagogic internshippt
dc.subjectCooperating teacherpt
dc.subjectShared pedagogical practicept
dc.subjectReflexive practicept
dc.titleO supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhadapt
dc.typeoutropt
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.