You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1528
Title: 
O professor e a escola inclusiva : contributos psico-sociais
Author(s): 
Ventura, Maria Filomena da Silva
Description: 
Tese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
O objectivo deste estudo consistiu em conhecer o percurso de construção da Escola Inclusiva em Portugal a partir das percepções, crenças e atitudes do professor, bem como a contribuição do professor de educação especial no contexto inclusivo. Neste sentido, partiu-se do pressuposto de que o professor de educação especial, face à sua formação em NEE e à sua experiência com a diversidade discente, constituir-se-ia como um recurso de ensino. Aquele que colabora com o professor da turma ou da disciplina, conforme o ciclo de escolaridade, na definição e implementação do programa educativo individual e na co-dinamização de metodologias activas que promovam a aprendizagem de todos os alunos da turma. O estudo consta de duas partes: na primeira é apresentada a fundamentação teórica nos domínios da escola inclusiva, tipos de professor e respectivas atitudes, perfil e competências do professor de educação especial; a investigação empírica constitui a segunda parte do estudo. A análise dos resultados revela uma escola ainda hesitante neste processo de transformação. Emerge, do estudo, a valorização do conceito de inclusão mas, simultaneamente, no que se refere às práticas pedagógicas, regista-se um contexto tradicional. O professor da turma delega no professor de educação especial a responsabilidade do atendimento do aluno com NEE e o professor de educação especial emerge como professor técnico, que domina sobretudo, procedimentos administrativos. Pese embora a envergadura de tal projecto, a construção da escola inclusiva, o sonho pode tomar forma sempre que cada professor aceitar a diferença como um desafio.
Issue Date: 
2009
Citation: 
Ventura, Maria Filomena da Silva - O professor e a escola inclusiva [Em linha] : contributos psico-sociais. [Lisboa] : [s.n.], 2009. 269 p.
Keywords: 
  • Educação inclusiva
  • Professores
  • Atitude do professor
  • Papel do professor
  • Escola
  • Papel da escola
  • Educação especial
  • Inclusive school
  • Teacher’s attitude
  • Cooperator teacher
  • Teacher of the regular teaching
  • Teacher of special education
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1528
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.