Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1528
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neto, Félix | - |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Manuela Malheiro | - |
dc.contributor.author | Ventura, Maria Filomena da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2010-07-07T10:10:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:43:00Z | - |
dc.date.available | 2010-07-07T10:10:58Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:43:00Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Ventura, Maria Filomena da Silva - O professor e a escola inclusiva [Em linha] : contributos psico-sociais. [Lisboa] : [s.n.], 2009. 269 p. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1528 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1528 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Aberta | pt |
dc.description.abstract | O objectivo deste estudo consistiu em conhecer o percurso de construção da Escola Inclusiva em Portugal a partir das percepções, crenças e atitudes do professor, bem como a contribuição do professor de educação especial no contexto inclusivo. Neste sentido, partiu-se do pressuposto de que o professor de educação especial, face à sua formação em NEE e à sua experiência com a diversidade discente, constituir-se-ia como um recurso de ensino. Aquele que colabora com o professor da turma ou da disciplina, conforme o ciclo de escolaridade, na definição e implementação do programa educativo individual e na co-dinamização de metodologias activas que promovam a aprendizagem de todos os alunos da turma. O estudo consta de duas partes: na primeira é apresentada a fundamentação teórica nos domínios da escola inclusiva, tipos de professor e respectivas atitudes, perfil e competências do professor de educação especial; a investigação empírica constitui a segunda parte do estudo. A análise dos resultados revela uma escola ainda hesitante neste processo de transformação. Emerge, do estudo, a valorização do conceito de inclusão mas, simultaneamente, no que se refere às práticas pedagógicas, regista-se um contexto tradicional. O professor da turma delega no professor de educação especial a responsabilidade do atendimento do aluno com NEE e o professor de educação especial emerge como professor técnico, que domina sobretudo, procedimentos administrativos. Pese embora a envergadura de tal projecto, a construção da escola inclusiva, o sonho pode tomar forma sempre que cada professor aceitar a diferença como um desafio. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Atitude do professor | pt |
dc.subject | Papel do professor | pt |
dc.subject | Escola | pt |
dc.subject | Papel da escola | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Inclusive school | pt |
dc.subject | Teacher’s attitude | pt |
dc.subject | Cooperator teacher | pt |
dc.subject | Teacher of the regular teaching | pt |
dc.subject | Teacher of special education | pt |
dc.title | O professor e a escola inclusiva : contributos psico-sociais | pt |
dc.type | outro | pt |
dc.identifier.tid | 101213042 | - |
Appears in Collections: | TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.