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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Félix-
dc.contributor.advisorFerreira, Manuela Malheiro-
dc.contributor.authorVentura, Maria Filomena da Silva-
dc.date.accessioned2010-07-07T10:10:58Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:00Z-
dc.date.available2010-07-07T10:10:58Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationVentura, Maria Filomena da Silva - O professor e a escola inclusiva [Em linha] : contributos psico-sociais. [Lisboa] : [s.n.], 2009. 269 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1528-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1528-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractO objectivo deste estudo consistiu em conhecer o percurso de construção da Escola Inclusiva em Portugal a partir das percepções, crenças e atitudes do professor, bem como a contribuição do professor de educação especial no contexto inclusivo. Neste sentido, partiu-se do pressuposto de que o professor de educação especial, face à sua formação em NEE e à sua experiência com a diversidade discente, constituir-se-ia como um recurso de ensino. Aquele que colabora com o professor da turma ou da disciplina, conforme o ciclo de escolaridade, na definição e implementação do programa educativo individual e na co-dinamização de metodologias activas que promovam a aprendizagem de todos os alunos da turma. O estudo consta de duas partes: na primeira é apresentada a fundamentação teórica nos domínios da escola inclusiva, tipos de professor e respectivas atitudes, perfil e competências do professor de educação especial; a investigação empírica constitui a segunda parte do estudo. A análise dos resultados revela uma escola ainda hesitante neste processo de transformação. Emerge, do estudo, a valorização do conceito de inclusão mas, simultaneamente, no que se refere às práticas pedagógicas, regista-se um contexto tradicional. O professor da turma delega no professor de educação especial a responsabilidade do atendimento do aluno com NEE e o professor de educação especial emerge como professor técnico, que domina sobretudo, procedimentos administrativos. Pese embora a envergadura de tal projecto, a construção da escola inclusiva, o sonho pode tomar forma sempre que cada professor aceitar a diferença como um desafio.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectAtitude do professorpt
dc.subjectPapel do professorpt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectPapel da escolapt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectInclusive schoolpt
dc.subjectTeacher’s attitudept
dc.subjectCooperator teacherpt
dc.subjectTeacher of the regular teachingpt
dc.subjectTeacher of special educationpt
dc.titleO professor e a escola inclusiva : contributos psico-sociaispt
dc.typeoutropt
dc.identifier.tid101213042-
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