Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1528
- Title:
- O professor e a escola inclusiva : contributos psico-sociais
- Ventura, Maria Filomena da Silva
- Tese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Aberta
- O objectivo deste estudo consistiu em conhecer o percurso de construção da Escola Inclusiva em Portugal a partir das percepções, crenças e atitudes do professor, bem como a contribuição do professor de educação especial no contexto inclusivo. Neste sentido, partiu-se do pressuposto de que o professor de educação especial, face à sua formação em NEE e à sua experiência com a diversidade discente, constituir-se-ia como um recurso de ensino. Aquele que colabora com o professor da turma ou da disciplina, conforme o ciclo de escolaridade, na definição e implementação do programa educativo individual e na co-dinamização de metodologias activas que promovam a aprendizagem de todos os alunos da turma. O estudo consta de duas partes: na primeira é apresentada a fundamentação teórica nos domínios da escola inclusiva, tipos de professor e respectivas atitudes, perfil e competências do professor de educação especial; a investigação empírica constitui a segunda parte do estudo. A análise dos resultados revela uma escola ainda hesitante neste processo de transformação. Emerge, do estudo, a valorização do conceito de inclusão mas, simultaneamente, no que se refere às práticas pedagógicas, regista-se um contexto tradicional. O professor da turma delega no professor de educação especial a responsabilidade do atendimento do aluno com NEE e o professor de educação especial emerge como professor técnico, que domina sobretudo, procedimentos administrativos. Pese embora a envergadura de tal projecto, a construção da escola inclusiva, o sonho pode tomar forma sempre que cada professor aceitar a diferença como um desafio.
- 2009
- Ventura, Maria Filomena da Silva - O professor e a escola inclusiva [Em linha] : contributos psico-sociais. [Lisboa] : [s.n.], 2009. 269 p.
- Educação inclusiva
- Professores
- Atitude do professor
- Papel do professor
- Escola
- Papel da escola
- Educação especial
- Inclusive school
- Teacher’s attitude
- Cooperator teacher
- Teacher of the regular teaching
- Teacher of special education
- openAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1528
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.