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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1582
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dc.contributor.advisorNicolau, Paula Bacelar-
dc.contributor.advisorCaeiro, Sandra-
dc.contributor.authorMartins, Ana Paula Correia-
dc.date.accessioned2010-10-08T13:23:45Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:00Z-
dc.date.available2010-10-08T13:23:45Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMartins, Ana Paula Correia - Concepção de materiais pedagógicos interactivos para jovens sobre a biodiversidade do Parque Natural da Ria Formosa [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2009. 148 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1582-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1582-
dc.descriptionTrabalho de Projecto de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA sociedade actual está cada vez mais consciente de que a diversidade de problemas de pobreza, saúde, esgotamento de recursos e catástrofes naturais, entre outros, está interligada com questões ambientais e sustentabilidade. Este facto é evidente nos alertas da comunicação social, nas preocupações veiculadas pelas organizações não governamentais ou pela própria sociedade civil, nas políticas dos países que cada vez mais se uniformizam para uma abordagem integrada, “sem fronteiras”, para a defesa do mundo comum. Contudo, para que este novo paradigma possa funcionar o cidadão deve estar informado, consciente das problemáticas que o assolam e dispor das competências necessárias para ser um sujeito activo de mudança. Este trabalho é um contributo para a consciencialização e aquisição de conhecimentos sobre biodiversidade junto de públicos infanto-juvenis. Toda a pesquisa realizada e os seus resultados servirão de fundamento à construção de materiais pedagógicos digitais. Estes materiais querem-se democráticos e portanto acessíveis a todos num espaço Web. Neste sentido, fez-se uma travessia pelas temáticas que se considera poderem dar consistência às decisões tomadas em relação às metodologias, aos formatos e à adequação dos materiais pedagógicos interactivos por conteúdos aos níveis etários. Essencial neste processo: 1. abordar a biodiversidade nos seus aspectos gerais centrando-nos depois nos valores do Parque Natural da Ria Formosa tomando, por fim como estudo de caso, a zona entre marés ou habitat intertidal; 2. pesquisar sobre os espaços de aprendizagem Web e metodologias aconselhadas para a construção de hiperdocumentos, enquanto objectos de aprendizagem de ambientes online; 3. identificar a teoria de aprendizagem mais adequada no âmbito da construção de hiperdocumentos e seus fundamentos teóricos; 4. perceber o papel da educação ambiental abordando a educação como percurso indispensável para a tomada de consciência e aquisição de competências. Este tema remete para os espaços onde a educação se implementa pelo que nos interessaram os aspectos ligados à educação formal e não formal e a necessidade de transversalidade deste campo relativamente à formação ao longo da vida e aos diferentes públicos. Não poderemos deixar de falar de como o formal e o não formal se articulam e complementam para atingir uma meta comum definida pelos principais documentos orientadores da educação ambiental – cidadãos comprometidos em encontrar soluções para as problemáticas com que se confrontam; 5. pesquisar qual o tipo de adequação que os materiais didácticos deverão ter para o público-alvo através da aplicação de questionários a professores e sua análise. Os professores para além de elementos fundamentais na identificação da adequação dos materiais constituem um grupo de potenciais mediadores na utilização dos recursos pedagógicos finais; 6. finalmente é proposto um modelo para o desenvolvimento de um hiperdocumento para um dos habitats do PNRF em que explanaremos o modo como os materiais se disporão no ambiente de aprendizagem e como poderão ser usados.por
dc.description.abstractThe actual society is increasing their conscience about the intercommunication between nowadays problems and environmental problems. This fact is obvious in the alerts of the social communication, in the concerns conveyed non governmental organizations or by civil society itself, in the nation’s policies more and more are standardized for an integrated approach, ignoring countries borders, for a common welfare. So that this new paradigm could work public must be informed and conscious of they own problems and have the necessary abilities for being an active self changes promoter. The aim of this work is to contribute to the consciousness promotion and biodiversity knowledge achievement in young publics. All the research will serve as support for digital pedagogic materials construction for a web environment. So to give consistency to decisions about methodologies formats and pedagogical adjustments for the youngsters it will be taken a “journey” through a diversity of guiding premises. The essential steps for this process are; 1. to approach biodiversity in a wide-ranging then track to the Ria Formosa Natural Park values to finally chose a case study, the intertidal habitat; 2. search about the importance of web learning environments looking into the methodologies for hyper-documents production; 3. be acquainted with the most “popular” learning theories for interactive pedagogical material web design and their theoretical premises; 4. realize the role of environmental education taking the education as a fundamental way for consciousness and environmental abilities. This subject takes us to different educational spaces so we are interested in pursuit the diversity of aspects of formal and non formal education, comprehending lifelong learning and different kind of publics. Yet we should not forget the ways the formal and non formal education are coordinated and harmonized in order that reach the goals defined by the principal documents advisors of environmental education issues – Citizens compromised in finding solutions for the problems with which they are confronted; 5. investigate which type of adaptations the educational materials will have to respect so that they can be well accepted by our target public and efficient for their learning accomplishments. For this we must have the teachers opinion on consideration, taking into account that they will be potential mediators in the use of the pedagogic final resources; 6. finally it will be present a hypothetical model for the development of a hyper document based on one habitat of the PNRF. In this model it will be explained how pedagogic materials will be distributed on the learning environment and how to use them.-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectEnsino virtualpor
dc.subjectProdução de materiais de ensinopor
dc.subjectPreparação do material didáticopor
dc.subjectParque Natural da Ria Formosa (Distrito de Faro, Portugal)por
dc.subjectElearningpor
dc.subjectBiodiversitypor
dc.subjectEnvironmental educationpor
dc.subjectRia Formosa Natural Parkpor
dc.subjectIntertidal habitatpor
dc.subjectInteractive pedagogic materialpor
dc.subjectVirtual learning environmentpor
dc.subjectConstructivismpor
dc.titleConcepção de materiais pedagógicos interactivos para jovens sobre a biodiversidade do Parque Natural da Ria Formosapor
dc.typeoutropor
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