You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSequeira, Rosa Maria-
dc.contributor.authorFerreira, Luís Filipe Aguiar Sá-
dc.date.accessioned2011-03-16T17:41:40Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:10Z-
dc.date.available2011-03-16T17:41:40Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1735-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1735-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Portuegueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente trabalho tem como ponto de focalização a Crónica dos Bons Malandros, um texto que surgiu no último quartel do século passado. Uma vez que a obra literária se inscreve num tempo e espaço específicos, o primeiro capítulo aborda o enquadramento temporal que sustenta a publicação desta narrativa. As potencialidades do título da obra permitiram, também, proceder a uma abordagem do lexema crónica. Desde os cronistas que lavraram factos relevantes da história pátria até à actualidade, numa perspectiva diacrónica reflectimos sobre como a crónica é um importante recurso que tem servido variados propósitos. A noção de herói ocupa o terceiro capítulo. Neste ponto, procedemos à análise dos traços que consubstanciam esta categoria, diferenciando-a de conceitos próximos e intentámos explicar em que medida a noção de herói a contrario melhor se ajusta a este texto. O principal tema que guia este trabalho é o humor. No quarto capítulo reflectimos sobre este conceito, procurámos dilucidar os mecanismos que o promovem e a forma como se instaura para, na última parte, procedermos à análise de alguns dos recursos que enformam e fomentam o discurso humorístico na Crónica dos Bons Malandros.por
dc.description.abstractThis work focuses on the narrative Crónica dos Bons Malandros (Chronicle of Good Hoodlums, also known as Story of the Good Scoundrels) which appeared in the final quarter of the 20th century. As this literary work belongs to a specific time and place, the first chapter deals with the time frame that sustains the publication of this text. The promising title of the narrative has also allowed for a study of the lexeme chronicle. From the times in which chroniclers have narrated relevant facts of national history to the present day, we have reflected upon how the chronicle is an important resource that has met many needs in a diachronic perspective. The notion of hero takes up chapter three. In it we analyzed the features that embody this category, telling apart confusable concepts, and endeavored to explain to what extent the notion of a contrario hero best fits this text. The main theme that guides this work is humor. In the fourth chapter we have reflected upon this concept, trying to elucidate the mechanisms used to stimulate it and the way it is conveyed, in order to, in the last part, analyze some of the features that shape and promote the humorous discourse in Crónica dos Bons Malandros.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectZambujal, Mário, 1936-por
dc.subjectLiteratura portuguesapor
dc.subjectCrónicapor
dc.subjectHumorpor
dc.subjectChroniclepor
dc.subjectHeropor
dc.subjectScoundrelspor
dc.subjectHoodlumspor
dc.subject20th centurypor
dc.titleHumor e herói na Crónica dos Bons Malandrospor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.