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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1750
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dc.contributor.advisorSilva, Luísa Ferreira da-
dc.contributor.advisorAlves, Fátima-
dc.contributor.authorMagano, Olga-
dc.date.accessioned2011-04-05T12:47:39Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:01Z-
dc.date.available2011-04-05T12:47:39Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:01Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMagano, Olga - Tracejar vidas normais [Em linha] : estudo qualitativo sobre a integração social de indivíduos de origem cigana na sociedade portuguesa. [Porto] : [s.n.], 2010. 378 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1750-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1750-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Sociologia na especialidade de Relações Interculturais apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA investigação desenvolvida é sobre a integração social de indivíduos de origem cigana. Do ponto de vista da diferenciação, a nossa investigação questiona a homogeneidade essencialista sobre os ciganos. Os processos de integração não podem ser dissociados da identidade social, integração e identidade social são dois pilares da nossa análise. Os modos de integração dos indivíduos estão intimamente relacionados com a socialização e as experiências sociais que estão na base da interiorização de novas aprendizagens. No quadro da compreensão, desenvolvemos uma investigação qualitativa com recurso a entrevistas com indivíduos de origem cigana residentes em diversos locais de Portugal. A análise centra-se nas narrativas, na perspectiva do indivíduo enquanto agente competente para interpretar de modo reflexivo a sua trajectória e os seus sentimentos. Os nossos resultados mostram uma diversidade de trajectórias e biografias que se reflectem sobre o processo de construção identitária dos indivíduos. Os indivíduos circulam em universos e espaços sociais diversos e interagem com eles, construindo uma multiplicidade de modos de se auto-definir ao mesmo tempo que articulam os seus traços de identidade(s) (identidades plurais ou mestiças. Por sua vez, as identidades plurais criam novas oportunidades de circulação social e produzem lógicas da acção que são heterogéneas (as práticas sociais). Este processo social de auto-construção permanente em diferentes contextos faz emergir perspectivas de uma integração à sociedade não cigana, mantendo ancoragens com a identidade cigana. As configurações da integração individual variam segundo a diferenciação de processos de socialização mas têm em comum a capacidade de adesão flexível a valores que podem “acumular-se”. Esta mestiçagem cultural e simbólica permite ao indivíduo inscrever-se simultaneamente em duas culturas. Ser cigano integrado é uma concepção dinâmica e plural que abre a possibilidade de “ser cigano” e “ser integrado”, ou seja, integrar-se na sociedade dominante sem diluição da identificação cigana. Os ciganos (homens e mulheres)integrados que entrevistámos afirmam o seu orgulho na pertença cigana.por
dc.description.abstractThis research is about the Gypsies (Portuguese Rom) processes of social integration from a critical perspective as regards the homogeneous and essentialist usual view of Gypsies. Social integration processes are dynamic and inseparable from social identity which makes of social identity and integration the pillars of our analysis. Integration is intimately related with the processes of primary and secondary socialization and with social experiences where new learning is internalized. Method is qualitative within a comprehensive sociology perspective. Data come from semi-structured interviews with descendants of Gypsies in Portugal. The analyses of narratives consider individuals competence to interpret their life experiences and their feelings in order to reflexively produce sense. Results show diversity of trajectories and biographies which gain expression on the process of identity construction of individuals. Individuals move and relate to different contexts and they develop diverse ways of “selftelling” and “self-defining” while combining composite, plural or mixed identities. Plural identities create the opportunities for social circulation between new spaces and these produce new social practices. This self-construction process enlarges perspectives and allows integration in the dominant society together with Gypsy identity anchorage. Configurations of identity are plural according to the differentiation of socialization processes but they include a common pattern of flexible accession to values that can be cumulative. Mixed identities makes possible to belong to both cultures. Being an integrated Gypsy is a dynamic and plural conception that allows “to be Gypsy” and “to be integrated to the non-Gypsy society” in the sense of keeping Gypsy identification. Our Gypsies interviewees (men and women) state they are proud of bein Gypsy.-
dc.description.abstractNous avons mené une recherche au sujet de l’intégration sociale des individus d’origine Gitane. D’un point de vue qui met en valeur la différenciation, notre recherche interroge l’homogénéité essentialiste sur les Gitans. Les procédés de l’intégration ne pouvant être dissociés de l’identité sociale, intégration et identité sociale sont les deux piliers de notre analyse. Les modes d’intégration des individus sont intimement liés à la socialisation et aux expériences sociales qui sont à la base de l’intériorisation de nouveaux apprentissages. Dans le cadre de la compréhension, nous avons menée une recherche qualitative qui a recours à des entretiens avec des individus d’origine sociale Gitane résidant en divers lieux du Portugal. L’analyse porte sur les récits, dans une optique de l’individu en tant qu’acteur compétent pour interpréter de façon réflexive et sa trajectoire et ses sentiments. Nos résultats donnent à voir une diversité de trajectoires et de biographies qui se reflètent sur le processus de construction identitaire des individus. Les individus circulent en des univers et des espaces sociaux divers et ils interagissent avec eux tout en construisant une multiplicité de façons de s’auto-définir en même temps qu’ils articulent leurs traits d’identité(s) (identités plurielles ou métisses). À son tour, les identités pluriels créent de nouvelles opportunités de circulation sociale et produisent des logiques de l’action qui sont hétérogènes (les pratiques sociales). Ce processus social d’auto-construction permanent en différents contextes fait émerger les perspectives d’une intégration à la société non-Gitane tout en gardant des ancrages avec l’identité Gitane. Les configurations de l’intégration individuelle varient selon la différenciation des procédés de socialisation mais elles ont en commun la capacité d’adhésion flexible à des valeurs qui peuvent « se cumuler ». Ce métissage culturel et symbolique permet à l’individu de s’inscrire simultanément en deux cultures. Être Gitan intégré est une conception dynamique et plurielle qui ouvre la possibilité d’ «être Gitan » et d’« être intégré » c’est-à-dire s’intégrer à la société dominante sans dilution de l’identification Gitane. Les Gitans (homes et femmes) intégrés que nous avons interviewés affirment leur fierté par leur appartenance Gitane.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGrupos minoritáriospor
dc.subjectCiganospor
dc.subjectIdentidade culturalpor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleTracejar vidas normais: estudo qualitativo sobre a integração social de indivíduos de origem cigana na sociedade portuguesapor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101232110-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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