You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1752
Title: 
O portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisão
Author(s): 
Correia, Ana Teresa da Silva
Description: 
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Como é que o aluno/leitor adquire estratégias de leitura que lhe permitam a compreensão do texto? Enquanto “aprendiz” que constrói as suas aprendizagens, o aluno/leitor deve ter no seu professor, como leitor experiente, um modelo e um guia. Este suporte deve ser retirado a pouco e pouco para que o aluno/leitor ganhe o controlo sobre a sua aprendizagem e seja cada vez mais autónomo na aplicação das estratégias de leitura adquiridas. Contribuirá a construção de uma colecção de estratégias de leitura, aplicadas a textos narrativos para a sua visualização/consciencialização/aquisição? Será que esta visualização/consciencialização/aquisição se constituirá como activação da selecção/aplicação/avaliação dessas estratégias de leitura a novas situações?
  • How does the pupil/reader acquire reading strategies which will allow him/her to understand the text? As an “apprentice” who participates in his/her learning process, the pupil/reader should see in his/her teacher (an experienced reader) a model and a guide. This support must be lessened gradually so that the pupil/reader gets the control over his/her learning process and so that he/she can become more independent in the application of the acquired reading strategies. It is possible that a set of reading strategies, applied to narrative texts may contribute to their visualization/awareness/acquisition? It is possible that visualization/application/acquisition/evaluation of these reading strategies in new situations?
Issue Date: 
2008
Keywords: 
  • Ensino da leitura
  • Leitura
  • Aprendizagem
  • Capacidade de leitura
  • Técnicos de ensino
  • Competência
  • Supervisão
  • Portefólio
  • Autonomy
  • Reading strategies
  • Aware teacher
  • (Self) – evaluation
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1752
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.