You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHenriques, Susana-
dc.contributor.authorVilas Boas, Sylvie Gonçalves-
dc.date.accessioned2011-06-29T12:58:39Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:13Z-
dc.date.available2011-06-29T12:58:39Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVilas Boas, Sylvie Gonçalves - Uma reflexão teórica sobre modelos de avaliação de professores [Em linha] : estudo comparativo entre um modelo anglo-saxónico e um modelo mediterrânico. Lisboa : [s.n.], 2010. 137 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1809-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1809-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente trabalho inscreve-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta e pretende efectuar um estudo comparativo entre modelos de avaliação do desempenho docente implementados em Inglaterra, França e Portugal, recorrendo à análise documental, com a intenção de determinar as semelhanças e diferenças existentes entre estes modelos. O estudo permitiu entender que os modelos implementados em França, Inglaterra e em Portugal possuem uma componente sumativa grande, em que a prestação de contas está claramente evidenciada. Contudo, existe também uma preocupação crescente para que a avaliação dos docentes seja percebida como um factor propiciador de desenvolvimento profissional com uma vertente essencialmente formativa. No pressuposto de que a avaliação do desempenho dos professores vem sendo reconhecida como factor fundamental para a melhoria da qualidade educativa, foram realizadas entrevistas a professores portugueses e professores franceses para recolher informações que permitissem entender melhor o processo, relativamente aos seus factores facilitadores e inibidores e obter opiniões sobre os modelos de avaliação em estudo. Os resultados sugerem que os docentes consideram importante a implementação de um modelo de avaliação do desempenho como um meio de desenvolvimento e de melhoria da acção educativa, bem como de progressão na carreira.por
dc.description.abstractThis work falls in the scope of the Master of Pedagogical Supervision and aims to make a comparative study of teacher performance evaluation models implemented in England, France and Portugal, using the document analysis, with the intention of determining the similarities and differences between these models. The study allowed us to understand that the models implemented in France, England and Portugal have a large summative component, where accountability is clearly evident. However, there is also a growing concern in teachers’ evaluation being seen as a conducting factor to professional development with a primarily formative focus. Assuming that the teacher performance evaluation has been recognized as a key factor to improving educational quality, interviews were carried out to Portuguese and French teachers to gather information to better understand the process, taking in regard its facilitating and inhibiting factors and gathering opinions on the evaluation models in study. The results suggest that the teachers consider the implementation of a performance evaluation model important as a means of developing and improving the educational activity and career development.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAvaliação dos professorespor
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.subjectModelospor
dc.subjectEstudos comparadospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectInglaterrapor
dc.subjectFrançapor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectEvaluation modelspor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.titleUma reflexão teórica sobre modelos de avaliação de professores : estudo comparativo entre um modelo anglo-saxónico e um modelo mediterrânicopor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.