Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | João, Maria Isabel | - |
dc.contributor.author | Guerra, Maria José | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-30T12:45:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:39:13Z | - |
dc.date.available | 2011-06-30T12:45:11Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1810 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1810 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | A substituição de Salazar por Marcelo Caetano no poder ocorre num momento de crise social e política agudizada pela guerra colonial. A “Primavera Marcelista” com as falsas esperanças que criou contribui para tornar mais prementes os sentimentos de revolta e frustração de um número sempre crescente de cidadãos que, cada vez mais abertamente, contesta o sistema e se alia à oposição. Os ecos das mudanças que ocorrem no resto do mundo repercutem-se em Portugal, sobretudo entre a jovem geração, em particular nos meios estudantis. Aí nasce e se desenvolve um movimento artístico-cultural de contestação que, não se esgotando na música popular, tem nela a sua expressão mais visível. Novos cantores com novas propostas de música, nova postura e, sobretudo, com um discurso diferente, popularizam-se e repudiam a música ligeira em voga e quem a representa. Este repúdio estará na origem de um confronto a que chamei “Guerra de Cantigas” e constitui o objecto de estudo deste trabalho. A principal questão que se coloca nesta pesquisa é saber quais os valores que o discurso musicado de cada um destes grupos transmite. Procurei também compreender e retratar o contexto socio-político em que se desenvolve, para melhor apreender o fenómeno e responder a outras questões subsidiárias como o papel desempenhado pela indústria discográfica e os media, a origem social de cada grupo e os objectivos que pretende alcançar. Para tal, utilizam-se como fontes de análise os textos das cantigas e das críticas e comentários da imprensa especializada e dos diferentes actores envolvidos no processo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Caetano, Marcelo, 1906-1980 | por |
dc.subject | História de Portugal | por |
dc.subject | Regimes políticos | por |
dc.subject | Ditadura | por |
dc.subject | Censura | por |
dc.subject | Oposição política | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Canções populares | por |
dc.subject | Meios de comunicação social | por |
dc.title | Do "nacional-cançonetismo" aos "cantautores" : uma guerra de cantigas : 1968-1974 | por |
dc.type | outro | por |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.