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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1810
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dc.contributor.advisorJoão, Maria Isabel-
dc.contributor.authorGuerra, Maria José-
dc.date.accessioned2011-06-30T12:45:11Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:13Z-
dc.date.available2011-06-30T12:45:11Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1810-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1810-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA substituição de Salazar por Marcelo Caetano no poder ocorre num momento de crise social e política agudizada pela guerra colonial. A “Primavera Marcelista” com as falsas esperanças que criou contribui para tornar mais prementes os sentimentos de revolta e frustração de um número sempre crescente de cidadãos que, cada vez mais abertamente, contesta o sistema e se alia à oposição. Os ecos das mudanças que ocorrem no resto do mundo repercutem-se em Portugal, sobretudo entre a jovem geração, em particular nos meios estudantis. Aí nasce e se desenvolve um movimento artístico-cultural de contestação que, não se esgotando na música popular, tem nela a sua expressão mais visível. Novos cantores com novas propostas de música, nova postura e, sobretudo, com um discurso diferente, popularizam-se e repudiam a música ligeira em voga e quem a representa. Este repúdio estará na origem de um confronto a que chamei “Guerra de Cantigas” e constitui o objecto de estudo deste trabalho. A principal questão que se coloca nesta pesquisa é saber quais os valores que o discurso musicado de cada um destes grupos transmite. Procurei também compreender e retratar o contexto socio-político em que se desenvolve, para melhor apreender o fenómeno e responder a outras questões subsidiárias como o papel desempenhado pela indústria discográfica e os media, a origem social de cada grupo e os objectivos que pretende alcançar. Para tal, utilizam-se como fontes de análise os textos das cantigas e das críticas e comentários da imprensa especializada e dos diferentes actores envolvidos no processo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCaetano, Marcelo, 1906-1980por
dc.subjectHistória de Portugalpor
dc.subjectRegimes políticospor
dc.subjectDitadurapor
dc.subjectCensurapor
dc.subjectOposição políticapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCanções popularespor
dc.subjectMeios de comunicação socialpor
dc.titleDo "nacional-cançonetismo" aos "cantautores" : uma guerra de cantigas : 1968-1974por
dc.typeoutropor
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