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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGrave-Resendes, Lídia-
dc.contributor.authorPinto, Irene de Fátima Cancela Pombal-
dc.date.accessioned2011-07-29T15:32:18Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:14Z-
dc.date.available2011-07-29T15:32:18Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPinto, Irene de Fátima Cancela Pombal - O projecto educativo na promoção da inclusão das minorias linguísticas em contexto escolar [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2011. 221 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1846-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1846-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA diversidade étnico e cultural é cada vez mais uma característica marcante nas escolas portuguesas, sobretudo, nos grandes centros. Às salas de aulas chegam cada vez mais alunos que não falam a língua portuguesa e que estão à partida condenados ao insucesso. Por sua vez, é da responsabilidade das escolas a construção de um Projecto Educativo único e próprio que vá de encontro às suas angústias e preocupações e que sirva de instrumento para resolver os seus problemas. É perante este cenário que formulámos a questão de partida “Como é feita a inclusão das minorias linguísticas em contexto escolar?” Este estudo centrou-se na integração dos alunos provenientes das minorias linguísticas na Escola EB 2, 3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha e no contributo do Projecto Educativo para a sua inclusão e sucesso educativo. Ao longo da fundamentação teórica foram abordados temas que são fundamentais para a compreensão desta investigação como o Projecto Educativo de Escola, o Projecto TEIP, a interculturalidade, a língua e a diversidade linguística nas escolas, os modelos educativos linguísticos e o bilinguismo. No que respeita à metodologia recorremos a entrevistas semi-estruturadas e à análise de documentos recolhidos na escola em causa, como o Projecto Educativo, o Projecto Curricular de Escola, o Regulamento Interno e o plano Anual de Actividades. Após a análise dos resultados obtidos tirámos as conclusões possíveis. As conclusões deste estudo apontam para uma forte preocupação e esforço da escola em integrar os alunos provenientes das minorias linguísticas. Com este intuito, recorre ao Projecto Educativo e a outros projectos para apresentar propostas e desenvolver estratégias de inclusão, como a aplicação de testes de proficiência linguística, a aprendizagem do português como segunda língua, a colocação de alunos em grupos de níveis de proficiência, aulas de apoio, actividades de biblioteca e ateliers de Língua Portuguesa.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectMinorias linguísticaspor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectProjeto Educativo de Escolapor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleO projecto educativo na promoção da inclusão das minorias linguísticas em contexto escolarpor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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