You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorBrandão, Olívia de Fátima da Rocha-
dc.date.accessioned2011-07-29T15:59:21Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:14Z-
dc.date.available2011-07-29T15:59:21Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1847-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1847-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractNa sociedade actual, a leitura é considerada um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo que se quer activo, participante, crítico e útil, o qual exige adaptabilidade, capacidade de resposta a novas situações e construção permanente do conhecimento. Este crescente reconhecimento da importância das competências e dos hábitos de leitura no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades tem suscitado, a nível internacional e nacional, um investimento em práticas de promoção de leitura que procuram contrariar os níveis de leitura revelados pelos resultados dos diferentes estudos nacionais e internacionais realizados. Partindo destas premissas, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças/dos jovens, centrando a sua abordagem no papel activo de diferentes mediadores (Biblioteca Escolar, Escola/Sala de Aula e Família) na promoção da leitura e perspectivando a importância que um projecto de leitura poderá desempenhar neste âmbito. Sabendo que uma dessas iniciativas (Projecto A Ler+) se encontra em implantação, desde o ano lectivo de 2008/2009, em alguns agrupamentos/escolas do nosso país, foi nosso propósito, com o presente estudo de caso, averiguar a sua execução no terreno, assim como as mudanças proporcionadas no contexto local, nomeadamente ao nível das atitudes e da acção de um Agrupamento específico face à leitura. A análise dos dados obtidos, através dos diferentes instrumentos de recolha utilizados, revelou-nos que um plano de acção estruturado, que implique um conjunto de atitudes coordenadas da Biblioteca Escolar, da Escola e da Família, contribui, sem dúvida, para uma mudança significativa de atitudes, sobretudo por parte do corpo docente, no que concerne às suas práticas pedagógicas, e por parte dos alunos, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler.por
dc.description.abstractNowadays, reading is considered a precious and indispensable instrument for an active, intervenient and critical individual. It requires adaptability, responsiveness to new situations and ongoing construction of knowledge. This growing recognition of the importance of skills and reading habits in the development of individuals and societies has led both national and internationally in an investment in practices that seek to counter the reading levels revealed by the results of the different national and international studies. Based on these premises, this paper concentrates on the problem of reading habits of children/young people, focusing its approach on the active role of different mediators (School Library, School/Classroom and Family) in promoting reading as well as on the importance that a reading project may play in this context. Knowing that one such project (Projecto A Ler+) is being implemented since 2008/2009 in some Portuguese schools, our purpose was, with this case study, ascertain its implementation as well as the changes it brought about in the local context, particularly in terms of attitudes and actions of a specific cluster of schools towards reading. The analysis of data obtained through the different instruments showed us that a structured action plan, involving a set of coordinated actions of the School Library, School and Family, certainly contributes to a significant change in attitudes, particularly among faculty regarding their teaching practices, and among students, given the motivation and development of the pleasure of reading.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPromoção da leiturapor
dc.subjectProjetos de educaçãopor
dc.subjectHábitos de leiturapor
dc.subjectPromotion of readingpor
dc.subjectSchool librarypor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.subjectReading mediatorspor
dc.subjectNational Reading Planpor
dc.titleA ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acçãopor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.