You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Victor Paulo Gomes da-
dc.contributor.authorSilva, Agostinho Pinheiro da-
dc.date.accessioned2011-11-16T08:20:26Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:22Z-
dc.date.available2011-11-16T08:20:26Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSilva, Agostinho Pinheiro da - A influência da comunicação interna na satisfação dos trabalhadores das pequenas e médias empresas [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2011. - 166 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1962-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1962-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo analisar a influência da comunicação interna na satisfação dos trabalhadores das Pequenas e Médias Empresas (PME), dos concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra. Para auxílio de investigação usou-se, como instrumento de recolha de dados, um questionário contendo questões relacionadas com os 3 tipos de comunicação interna: (1) oral, (2) escrita e (3) as novas tecnologias de informação. No final obteve-se uma amostra composta por 91 questionários. A interpretação e análise dos dados recolhidos, com recurso ao programa informático “Microsoft Office Excel 2007”, permitem-nos concluir que a influência da comunicação interna na satisfação dos trabalhadores é real e atinge indicadores bem expressivos em algumas variáveis. No final, efectuámos algumas recomendações consideradas pertinentes, no sentido de alargar o campo de investigação e retirar daí ensinamentos importantes para a estratégia e a gestão das Pequenas e Médias Empresas.por
dc.description.abstractThe present study intends to analyse the influence of the internal communication on the satisfaction of the workforce employed in Small and Medium Enterprises (SME)located in the towns of Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis and Vale de Cambra. In order to gather data a questionnaire was made concerning the three kinds of internal communication: (1) oral, (2) written and (3) though the use of information technologies (IT). In return, ninety-one responses were obtained. The analysis and interpretation of the collected data were made through the use of “Microsoft Office Excel 2007”, and lead to the conclusion that the influence of the internal communication on the employees´ satisfaction is real, even quite expressive in what concerns some indicators. At the end some recommendations were given concerning future studies on internal communication that could support the management strategies of Small and Medium Enterprises.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectInternal communicationpor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectSMEpor
dc.subjectSatisfactionpor
dc.subjectWorkerpor
dc.titleA influência da comunicação interna na satisfação dos trabalhadores das pequenas e médias empresaspor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.