You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmante, Lúcia-
dc.contributor.authorGouveia, Cláudia Regina Fonseca-
dc.date.accessioned2011-12-19T09:43:06Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:22Z-
dc.date.available2011-12-19T09:43:06Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationGouveia, Cláudia Regina Fonseca - O e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online [Em linha] : a perspectiva dos estudantes . - Lisboa : [s.n.], 2011. - 143, XX p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1997-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1997-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractPretende-se, com esta dissertação, analisar a percepção de estudantes de cursos online, face à utilização da ferramenta e-portefólio, como instrumento de aprendizagem e avaliação, no seio de uma dada Unidade Curricular. Para a compreensão desta questão, realizou-se um estudo, no qual foram consideradas três comunidades de aprendizagem, no âmbito de dois diferentes cursos de 2º Ciclo da Universidade Aberta, a funcionarem integralmente em regime online. O trabalho adoptou o formato de estudo de caso, seguindo uma metodologia que incluiu uma vertente quantitativa, assim como uma vertente qualitativa. A recolha de dados efectuou-se através de dois instrumentos, nomeadamente, um questionário e uma entrevista semi-directiva. A análise e interpretação dos dados obtidos mostram que, na perspectiva dos estudantes inquiridos, o e-portefólio constitui uma ferramenta que apresenta vantagens de vária ordem no âmbito da aprendizagem e da sua avaliação. De um modo geral, os estudantes consideram que esta ferramenta representa um meio de aprendizagem, que permite incorporar e explorar diversos recursos. Segundo os dados obtidos, os estudantes reconhecem no e-portefólio potencialidades acrescidas comparativamente ao portefólio em papel, nomeadamente, a facilidade de acesso e divulgação, maior motivação e possibilidades de aprendizagem e de reflexão, particularidades que tornam o processo de construção do e-portefólio mais dinâmico. Constatámos que, segundo a perspectiva destes estudantes, o e-portefólio permite efectuar um balanço sobre o percurso de aprendizagem e revela-se um instrumento de avaliação adequado quer à Unidade Curricular em causa, quer em contextos gerais de Ensino a Distância. No entanto, constata-se que as potencialidades da ferramenta ainda não são utilizadas na sua plenitude, designadamente no que se refere à sua possibilidade de promover a interacção e colaboração, no seio das comunidades de aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research present a study of the students perceptions about the use of eportfolio as a learning and assessment tool in an online course. In order to better understand these questions we decided to create a study in which eLearning communities from Universidade Aberta have been analyzed. Our study followed a case study methodology, a perspective that included quantitative and qualitative aspects. Data analysis was carried out relating information from two collection tools, including a questionnaire and interviews and it shows that, by students‟ point of view, the e-portfolio is a tool with advantages in the learning context and its assessment. Generally, students feel that this tool represents a learning environment that allows incorporate and explore several resources. Students recognize the potential of e-portfolio comparing to the paper one, namely, accessibility, motivation and learning ability and reflection, characteristics that make the portfolio construction process more dynamic. We found that from the perspective of these students, the e-portfolio allows an assessment on the learning pathway and reveals a suitable tool for assessing the course and contexts Distance Learning in general. However, it appears that the potential of this tool is not completely used, especially with regarding its ability to promote interaction and collaboration within communities of learning.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUniversidade Abertapor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectMétodo de avaliaçãopor
dc.subjectMétodos de aprendizagempor
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectCursospor
dc.subjectComunidades virtuaispor
dc.subjectPerceçãopor
dc.subjectAlunos de ensino a distânciapor
dc.subjectEportfoliopor
dc.subjectOnline coursespor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectColaborationpor
dc.subjectInteractionpor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectLearning communitiespor
dc.titleO e-portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem no contexto de cursos online : a perspectiva dos estudantespor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.