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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2037
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dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.authorTeles, Ana Cristina Camarinha Pereira-
dc.date.accessioned2012-01-18T10:59:58Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:23Z-
dc.date.available2012-01-18T10:59:58Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationTeles, Ana Cristina Camarinha Pereira - Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 149, XXXVIII p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2037-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2037-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO desenvolvimento profissional é um processo que envolve aprendizagens, mudança e crescimento profissional. Considera-se, o desenvolvimento profissional como um processo individual e colectivo que se deve concretizar no local de trabalho do docente - a escola - e que contribui para o desenvolvimento das competências profissionais, através de experiências de índole diversa, tanto formais como informais (Marcelo, 2009). Este estudo pretende evidenciar a relevância das práticas profissionais quando se constituem como ponto de partida e de chegada para a formação de professores. O uso de processos de trabalho como a prática reflexiva, a investigação sobre as aprendizagens dos alunos (Oliveira & Serrazina, 2002), o trabalho colaborativo (Hargreaves, 1998; Ponte, 2002) e o desenvolvimento de projectos (Alonso, 2000) coloca a escola e os professores no centro da formação e implica desenvolvimento profissional pela construção de saberes próprios e específicos e desenvolvimento de competências em contexto. Nesta investigação, tendo como contexto um projecto de intervenção e inovação curricular, procurou-se compreender como a formação se pode centrar nas práticas profissionais dos professores, através da caracterização de práticas inovadoras, de análise e compreensão da forma como foi desenvolvido o trabalho colaborativo e a sua implicação no desenvolvimento profissional. O estudo envolveu as professoras que elaboraram e concretizaram o projecto desenvolvido em quatro turmas de 9º ano do Ensino Básico. A metodologia de investigação situa-se no paradigma qualitativo interpretativo, e assume-se como design da investigação o estudo de caso intrínseco (Stake, 2007). A recolha de dados foi feita através de observação participante, com registo em diário de bordo, de entrevistas e análise de documentos. Os resultados evidenciam alterações nas práticas profissionais das participantes, de que se destaca o desenvolvimento curricular baseado numa lógica de currículo como projecto, o trabalho colaborativo, a reflexão sobre as práticas e a investigação sobre as aprendizagens dos alunos. As aprendizagens decorrentes da reflexão e das práticas reflexivas num contexto de trabalho colaborativo traduziram-se num desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.por
dc.description.abstractProfessional development is a process which involves learning, change and professional growth. Professional development is considered as an individual and collective process that must be accomplished, in the teacher‟s workplace-School- because it contributes to the development of his/her professional abilities through different experiences, both formal and informal (Marcelo, 2009). This study tries to emphasise the importance of professional practices in what teacher education is concerned. Reflexive practice, research on students learning (Oliveira & Serrazina, 2002), collaborative work (Hargreaves, 1998; Ponte, 2002) and the development of projects (Alonso, 2000) center School and teachers in the scope of teacher education and imply the development of specific personal and professional knowledge as well as the development of abilities in context. This research is focused on an intervention and innovation curricular project and aimed to realise how teacher education can be centered in teacher professional practices, through the characterization of innovative practices, of analysis and of understanding and how collaborative work has been developed and so far its implication in professional development. The study was elaborated and accomplished by the participant teachers involved in the project and was carried out in four classes of 9th grade of Basic Education. The research methodology is based on a qualitative and interpretative paradigm, and it is assumed as design of the research, the intrinsic case study (Stake, 2007). The data gathering was done through participant observation, diary book registration, interviews and document analysis. The results emphasise professional changes in participants‟ practices pointing out curricular development in logic of curriculum as project, collaborative work, reflection on practices and research targeting students learning. Learning proceeding from reflection and reflexive practice in a context of collaborative work was transferred to personal and professional development of participants.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectReflective practicespor
dc.subjectTeacher-researcherpor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.titlePráticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissionalpor
dc.typeoutropor
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