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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2074
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSequeira, Rosa Maria-
dc.contributor.authorBranco, Diana Manuel Sousa-
dc.date.accessioned2012-03-13T13:40:23Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:24Z-
dc.date.available2012-03-13T13:40:23Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBranco, Diana Manuel Sousa - A competência intercultural no ensino [Em linha] : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. [S.l. : s.n.], 2011. VIII, 132 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2074-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2074-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEsta investigação incide na formação contínua de docentes no que respeita à competência intercultural. Assim, pretende lançar um olhar sobre as concepções pedagógicas dos docentes das várias áreas disciplinares face à competência intercultural bem como sobre as necessidades de formação contínua por eles sentidas e possíveis caminhos a percorrer na programação de acções de formação a promover dentro da temática em questão. Tendo em conta a problemática em estudo e o universo em análise, a saber, docentes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que leccionaram em escolas da Região Autónoma da Madeira durante o ano lectivo de 2010/2011, recorremos ao inquérito por questionário como técnica dominante. Os professores revelam alguma preocupação com a educação intercultural e demonstram interesse em frequentar formação na referida área, no entanto, admitem não implementar regularmente práticas pedagógicas interculturais nem abordar conteúdos culturais mais profundos, que propiciam uma melhor percepção da individualidade, da alteridade e das relações entre o Eu/Outro. Considera-se, então, indispensável consciencializar os docentes face à importância do ensino da competência intercultural em todas as aulas do currículo do ensino básico, e promover momentos de investigação, reflexão sobre a temática para que desenvolvam um profissionalismo intercultural e ajam no terreno, implementando projectos e práticas pedagógicas interculturais junto dos discentes com quem trabalham e junto de toda a comunidade de aprendizagem que é a escola. Por estarmos convictos de que é fundamental a aposta em acções de formação contínua para docentes dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico no âmbito da competência intercultural no ensino, alicerçaram-se duas propostas de linhas orientadoras para uma futura programação devidamente definida e fundamentada de acções de formação contínua de professores, uma para a área das línguas e outra para as restantes áreas disciplinares.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectTeachers educationpor
dc.subjectContinuous professional developmentpor
dc.subjectIntercultural competencepor
dc.subjectIntercultural communicative competencepor
dc.subjectInteractionpor
dc.subjectCritical awarenesspor
dc.subjectIntercultural speakerpor
dc.subjectIntercultural citizenshippor
dc.titleA competência intercultural no ensino : propostas para formação contínua de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básicopor
dc.typeoutropor
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