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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2097
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Amílcar-
dc.contributor.advisorLopes, Maria de São Pedro-
dc.contributor.authorSousa, Jenny Gil-
dc.date.accessioned2012-04-17T10:54:14Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:25Z-
dc.date.available2012-04-17T10:54:14Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSousa, Jenny Gil - A formação do animador no contexto de estágio [Em linha] : estudo exploratório num lar da 3ª idade. Lisboa : [s.n.], 2010. 166 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2097-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2097-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAnimação culturalpor
dc.subjectAnimador socialpor
dc.subjectInstituiçõespor
dc.subjectLarpor
dc.subjectPessoas idosaspor
dc.subjectEstágiospor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectAnimationpor
dc.subjectSeniorspor
dc.subjectLifelong learningpor
dc.subjectArtspor
dc.subjectSupervision/trainingpor
dc.titleA formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idadepor
dc.typeoutropor
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