You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorMiranda, Bruno Miguel Domingos-
dc.date.accessioned2012-04-23T15:08:27Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:26Z-
dc.date.available2012-04-23T15:08:27Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMiranda, Bruno Miguel Domingos - O Programa Nacional de Ensino de Português e a construção de novas práticas pedagógicas [Em linha] : uma análise no distrito de Coimbra. Lisboa : [s.n], 2011. VIII, 136 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2101-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2101-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA presente investigação pretende constituir um contributo para o estudo do papel da formação contínua de professores, em especial nas ações decorrentes do Programa Nacional de Ensino do Português. A partir de uma reflexão sobre o lugar que é atribuído à formação contínua, no quadro do desenvolvimento profissional dos profes-sores, focalizou-se em seguida a atenção no processo formativo desencadeado pelo referido Programa, perspetivando-se o contributo que este podia dar para a alteração das práticas pedagógicas dos professores do 1.º ciclo do distrito de Coimbra. Como metodologia de investigação, foi utilizada uma abordagem mista, que se traduziu na construção e aplicação de entrevistas, de um questionário e da observação direta da prática pedagógica de uma docente envolvida no referido Programa. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que a prática pedagógica dos docentes do primeiro ciclo do ensino básico sofreu mudança notória em virtude do desenho formativo decorrente do referido Programa de Formação. Uma das característi-cas do programa que marca mais esta diferenciação pedagógica surge, naturalmente, da prática observada, vulgo tutorias, que remetem para um tipo de formação mais condi-zente com a formação inicial de professores. Aliada a essa característica, muito própria dos Programas de Formação lançados pelo Ministério da Educação nas principais áreas curriculares, surgem também como inovadoras e propiciadoras de novas práticas, a ade-são a redes de informação e comunicação, com partilha de informação e material.por
dc.description.abstractThis research is a contribution to the study of the role of continuing training of teachers, especially in actions under the National Programme for the Teaching of Portuguese Language (PNEP). The departing point is the reflection on the place which is assigned to training under the professional development of teachers. We also focus our attention on the learning process initiated by that programme, analysing its contributions in what concerns the change of the practices of teachers in basic education (1st cycle) in the region of Coimbra. As a research methodology was used a mixed approach, which is translated in the construction and use of interviews, a questionnaire and direct observation of teaching practice of a teacher involved in that programme. The results allowed us to conclude that the pedagogical practice of the teachers involved in the programme has undergone some changes due to the specific design of that training program. The most valued aspect of the programme was the tutorial dimension, which refers to a type of training more in line with the initial teachers training. Allied to this characteristic, which we can find in other programmes launched by the Ministry of Education in the main curricular areas, arise also other important aspects, such as the adherence to information and communication networks, sharing information and material.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectProgramas de ensinopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectInovações educativaspor
dc.subjectMétodos pedagógicospor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectPNEPpor
dc.subjectIn-service trainingpor
dc.subjectTeachers’ pedagogical practices changingpor
dc.titleO Programa Nacional de Ensino de Português e a construção de novas práticas pedagógicas : uma análise no distrito de Coimbrapor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.