You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSequeira, Rosa Maria-
dc.contributor.authorSantos, Carla Alexandra Gomes-
dc.date.accessioned2012-07-25T09:22:08Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:27Z-
dc.date.available2012-07-25T09:22:08Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:27Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSantos, Carla Alexandra Gomes - O ensino da literatura nos cursos de educação e formação [Em linha] : prática docente na disciplina de língua portuguesa/português. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 124 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2138-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2138-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresaentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO texto literário caracteriza-se por uma dimensão estética que permite o recetor emocionar-se, explorar os recursos expressivos da língua e criar novas relações de sentido que potenciem uma liberdade de reflexão sobre a realidade e o mundo. Perante tais potencialidades, o texto literário, como obra de arte, seria uma das tipologias textuais mais aliciantes em termos de exploração em sala de aula. No entanto, muitas vezes tal não acontece, acabando por ser preterida em prol dos textos não literários com uma intenção visivelmente utilitária. Tendo como base o Programa de Língua Portuguesa/Português da Componente de Formação Sociocultural dos Cursos de Educação e Formação (CEF), será pertinente dar voz aos docentes que lecionam esta disciplina, nomeadamente os que trabalham em sala de aula obras ou excertos de textos literários, a turmas extremamente heterogéneas, com alunos com problemas de atenção, de concentração, sem hábitos de leitura ou métodos de trabalho. Com este estudo pretende-se expor as opiniões dos docentes, analisar as suas práticas letivas e encontrar respostas para as suas dúvidas. A reflexão sobre o ensino da literatura nas nossas escolas é urgente e necessária, sobretudo nestes cursos. Quando os próprios docentes não consideram o ensino da literatura como sendo uma prioridade, privilegiando uma prática letiva destinada a preparar os alunos para a vida ativa, será pertinente verificar o que poderá, então, estar a impedir o sucesso efetivo destes alunos. Neste estudo, pretende-se assim analisar toda esta problemática, tendo como base a experiência dos docentes de Língua Portuguesa em turmas CEF, tipo 2 e 3, em escolas do ensino público português. Pelos resultados apresentados, pode-se ainda considerar que a maioria dos professores não considera o texto literário como sendo a resposta óbvia para os problemas existentes nas turmas de CEF. Pelo contrário. Tudo aponta para o abandono gradual de atividades que envolvam esse texto, colocando ao serviço de uma estratégia de desenvolvimento linguístico dos alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino da literaturapor
dc.subjectEnsino da línguapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectTexto literáriopor
dc.subjectCursos de educação e formaçãopor
dc.titleO ensino da literatura nos cursos de educação e formação : prática docente na disciplina de língua portuguesa/portuguêspor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.