You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Manuela Malheiro-
dc.contributor.authorBorges, João Pedro Gonçalves-
dc.date.accessioned2012-09-17T14:44:33Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:29Z-
dc.date.available2012-09-17T14:44:33Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBorges, João Pedro Gonçalves - Temporada artística do Gabinete Coordenador de Educação Artística [Em linha] : impactos de uma educação para a cultura. Lisboa : [s.n.], 2012. 175 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2166-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2166-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO Gabinete Coordenador de Educação Artística desenvolve e promove, entre outras, diversas práticas artísticas com jovens, nas áreas de Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas. Fruto deste trabalho diversas formações artísticas, constituídas por alunos e professores, realizam frequentemente espetáculos um pouco por toda a região, sob forma de uma agenda cultural denominada Temporada Artística do GCEA cumprindo, em média, cerca de duzentos e cinquenta espetáculos anuais. Apostando fortemente numa oferta cultural descentralizada e direcionada a toda a população, este projeto extrapola o âmbito escolástico de uma educação para as artes, através da prática artística dos jovens que a integram incidindo, igualmente, o objeto pedagógico na formação do público. Esta prática redunda de dados indicadores com valores baixos, no que diz respeito a hábitos e práticas culturais na região, de onde emerge uma forte preocupação numa oferta artística de qualidade. Tomando como base este projeto educativo/cultural sustentado por objetivos bastante concretos, o objeto de investigação incidiu sobre os impactos da Temporada Artística do GCEA ao nível do paradigma cultural, justificando o termo paradigma enquanto focalização do estudo em alguns fatores/indicadores relevantes de mudança do padrão cultural da população, fruto da criação da marca distintiva anteriormente referenciada. De que forma este projeto está implícito na natureza das políticas educativo-culturais seguidas pelos diversos municípios da RAM que a ela se associam, qual o contributo dado para o desenvolvimento dos hábitos culturais e seu efeito num contexto de regeneração são as questões de investigação. Os resultados do estudo, obtidos através de uma abordagem metodológica mista, indicam que existe um enorme reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela qualidade do mesmo, sob o ponto de vista dos diversos atores deste processo. Concluiu-se igualmente que este é um projeto que tem contribuído para a formação e enriquecimento cultural da comunidade madeirense bem como para o desenvolvimento do turismo cultural da região.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectAtividades culturaispor
dc.subjectEspetáculospor
dc.subjectPolítica culturalpor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectMadeirapor
dc.subjectArtistic educationpor
dc.subjectArtistic practicespor
dc.subjectImpactpor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectCultural offerpor
dc.titleTemporada artística do Gabinete Coordenador de Educação Artística : impactos de uma educação para a culturapor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.