You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorgado, Lina-
dc.contributor.authorBernardo, Isabel Maria Alves-
dc.date.accessioned2012-11-15T11:50:26Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:37Z-
dc.date.available2012-11-15T11:50:26Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBernardo, Isabel Maria Alves - Uma estratégia de instructional design para o recurso educacional aberto [Em linha] : como utilizar o computador, de forma ergonómica. Lisboa : [s.n.], 2012. [353] p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2188-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2188-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo constituir um exemplo prático do processo de conceção e execução de um Recurso Educacional Aberto (REA) para a educação e formação distância online seguindo uma estratégia característica do Instructional Design e princípios de gestão de projetos. A opção pela conceção e desenvolvimento do REA, está contextualizada nos objetivos estratégicos da Universidade Aberta de dispor de Recursos Educacionais Abertos. O conteúdo do REA pretende proporcionar informação útil para o contexto do modelo de ensino e aprendizagem em prática na UAb e para todos os indivíduos utilizadores de computador. Este projeto é também um meio para a reflexão e a consolidação de conhecimento e um instrumento de autoavaliação. No final do projeto será disponibilizada uma descrição clara e sistematizada sobre a estratégia seguida no processo de conceção e um Recurso Educacional Aberto simples, útil e transversal. Como resultado do projeto pode-se afirmar quanto é importante seguir uma metodologia para a conceção e desenvolvimento de recursos educacionais, cursos ou outro formato de conteúdos que sigam princípios de ensino e aprendizagem, quanto é relevante seguir princípios de gestão de projetos e fundamentalmente quanto é importante conceber e desenvolver um produto educacional transversal e que possa ser partilhado e utilizado livremente pela comunidade académica.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to be a pratical example to the conception and execution method of an Open Educational Resource (OER) for E-learning, following an Instructional Design strategy and project management principles. The project regards the strategic goals of Universidade Aberta of offering OERs. The content of the OER gives useful information both for the education model used by UAb and for all computer users. This project can also be seen as way to reflect or consolidate the knowladge and as self-evaluation tool. In the end of the project both a clear and sisthematic description of the strategy followed during conception and an simple, useful and transversal OER, will be available. As a result it must be said how important is to follow a methodology during the conception and development of an OER, the relevance of following project management principles, and most of all how important is to create a tranversal educational product which can be shared and freely used.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectUniversidade Abertapor
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProdução de materiais de ensinopor
dc.subjectInstructional designpor
dc.subjectOpen Educational Resource (OER)por
dc.subjectOER evaluationpor
dc.subjectLearning objectspor
dc.subjectProject managementpor
dc.titleUma estratégia de instructional design para o recurso educacional aberto : como utilizar o computador, de forma ergonómicapor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.