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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2203
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dc.contributor.advisorRamos, Conceição Castro-
dc.contributor.authorBrigas, Joaquim Monteiro-
dc.date.accessioned2012-11-29T15:57:19Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:38Z-
dc.date.available2012-11-29T15:57:19Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBrigas, Joaquim Monteiro - Modelos de avaliação externa das escolas [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 148 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2203-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2203-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA emergência da avaliação das escolas anda a par com as alterações que foram sendo introduzidas no governo dos sistemas educativos. A pressão para a melhoria da qualidade, no interior de cada país mas também a pressão das instâncias internacionais, levou à construção e implementação de modelos de avaliação, aos quais se associam dois objetivos fundamentais: a melhoria das escolas e a prestação de contas. A forma como a avaliação das escolas contribui para a consecução destes objetivos está na definição dos campos de avaliação, dos avaliadores e também das metodologias da avaliação. São estes elementos, tendo no topo os objetivos da própria avaliação, que constituem os modelos de avaliação das escolas. O objeto de estudo centra-se na análise e compreensão do modelo de avaliação das escolas existente em Portugal numa perspetiva comparada com os modelos de três países europeus: Inglaterra, França e Espanha. Num primeiro momento são analisados os modelos teóricos, os seus pressupostos e fundamentos, para em seguida nesse contexto descrever o caso português e efetuar o estudo dos processos e procedimentos implementados e a partir dos produtos da atividade Avaliação Externa das Escolas – os relatórios de escola da responsabilidade da Inspeção-Geral da Educação. Concluiu-se que não existem diferenças significativas entre os modelos analisados. A matriz conceptual, tendo em consideração aquilo que se avalia, como se avalia e quem avalia, é muito semelhante nos quatro países. Também o objetivo da avaliação externa das escolas se centra em dois eixos fundamentais: a prestação de contas e o incremento da melhoria no desempenho das escolas.por
dc.description.abstractThe emergence of school evaluation walks on par with the changes that were being introduced in government of educational systems. The pressure to improve quality, pressure within each country but also the pressure of international instance, led to the construction and implementation of evaluation models, to which associate two fundamental objectives: the improvement of schools and accountability. The way the evaluation of schools contributes to the achievement of these objectives is the definition of the fields of evaluation, evaluators and also the methods of evaluation. It is these elements, with the top goals of the evaluation itself, which are the models for the evaluation of schools. The way the evaluation of schools contributes to the achievement of these objectives is the definition of the fields of evaluation, evaluators and also the methods of assessment. It is these elements, topped by the objectives of the evaluation itself, which are the models for the evaluation of schools. The object of study focuses on analysis and understanding of the evaluation model of schools in Portugal in perspective compared to the models of three European countries: England, France and Spain. At first, we analyze the theoretical models, their assumptions and arguments, then in this context to describe the Portuguese case and make the study of processes and procedures in place and the activity of the products from the External Evaluation of the schools - reports of school's responsibility to the General Inspection of Education. It was concluded that no significant differences between the models analyzed. Conceptual matrix, taking into account what is evaluated, and evaluates as the grading is very similar in the four countries. Also the purpose of external evaluation of schools focuses on two pillars: accountability and the increment of improvement in school performance.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSistemas de ensinopor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectInspeçãopor
dc.subjectEstudos comparadospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectInglaterrapor
dc.subjectFrançapor
dc.subjectEspanhapor
dc.subjectExternal evaluationpor
dc.subjectInspectionpor
dc.subjectEvaluation modelspor
dc.subjectRegulationpor
dc.titleModelos de avaliação externa das escolaspor
dc.typeoutropor
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