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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2304
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Teresa-
dc.contributor.authorNogueira, António José Meneses Aires-
dc.date.accessioned2012-12-17T16:55:43Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:38Z-
dc.date.available2012-12-17T16:55:43Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNogueira, António José Meneses Aires - A biblioteca escolar no Estado Novo [Em linha] : meta-análise do Boletim Escola Portuguesa entre 1934 e 1974. Lisboa : [s.n.], 2012. 323 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2304-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2304-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO ensino elementar constituiu uma das preocupações fulcrais do regime político legitimado após a Constituição de 1933, num Portugal essencialmente rural e analfabeto. Neste contexto, o combate ao analfabetismo implicou o investimento na escolarização da sociedade portuguesa, no qual a Biblioteca Escolar assumiu um papel relevante. Descobrir e mapear o seu percurso e a sua missão educativa e cultural num país dominado por um governo fortemente ideológico, avesso à modernização e à diversidade, tornou-se o grande desafio do presente estudo. Mais especificamente, o tema abordado na presente dissertação é a Biblioteca Escolar no Estado Novo, um período histórico preciso, situado entre os anos 30 e os anos 70 do século XX, caracterizado, então, por um regime político autoritário e por uma sociedade que possuía como atributo mais marcante o analfabetismo real e funcional. A metodologia seguida foi a meta-análise do boletim Escola Portuguesa, periódico editado pelo Ministério da Instrução Pública, Direcção Geral do Ensino Primário, que se manteve ativo entre outubro de 1934 e outubro de 1974, praticamente ao longo de toda a vigência do Estado Novo. A escolha do referido boletim como objeto de análise deveu-se ao facto de este ser uma publicação oficial, criada para orientar os agentes do ensino elementar português, segundo orientações ideológicas muito específicas. Os 143 artigos selecionados e que constituem o corpus de análise distribuem-se por três áreas estruturantes que formam um todo conceptual: a Escola Portuguesa, o Estado Novo e a Biblioteca Escolar. Assim, ancorou-se o estudo nas três áreas mencionadas para contextualizar e fundamentar a criação e evolução da Biblioteca Escolar, tendo em conta o tipo de regime político vigente. De facto, quer o Estado Novo, quer a Escola Portuguesa funcionaram como condicionantes importantes na criação da Biblioteca Escolar e do seu papel no contexto da sociedade portuguesa e do regime político que lhe esteve subjacente. As medidas tomadas pelos sucessivos governos para enfrentar o problema da elevada percentagem de analfabetos, durante aquele período, passaram necessariamente pela criação de escolas e pela instalação de Bibliotecas Escolares. Estas, inicialmente impulsionadas para atender às necessidades de uma população analfabeta adulta, foram gradualmente orientadas para o público infantil do ensino primário elementar, mas nunca perderam a sua função de transmissoras da ideologia dominante. Além disso, formar leitores passou a ser a palavra de ordem das cerca de 3000 Bibliotecas Escolares instaladas ao longo do período em estudo. A leitura tornou-se ainda um conceito cada vez mais abrangente, passando da leitura para educar nos valores e formar o caráter à leitura com fins pedagógicos, com vista a aprofundar os conteúdos abordados em contexto curricular, até à descoberta do prazer de ler ou à leitura por prazer, afinal uma das noções preconizadas atualmente.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectAnalfabetismopor
dc.subjectSchool librarypor
dc.subject“Estado Novo” (the “New State” or the Portuguese Second Republic)por
dc.subjectPortuguese schoolpor
dc.subjectMeta-analysispor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectIlliteracypor
dc.titleA biblioteca escolar no Estado Novo : meta-análise do Boletim Escola Portuguesa entre 1934 e 1974por
dc.typeoutropor
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