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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2305
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.authorAndrade, Catarina Maria Cautelas-
dc.date.accessioned2012-12-18T11:09:04Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:39Z-
dc.date.available2012-12-18T11:09:04Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAndrade, Catarina Maria Cautelas - Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola [Em linha] : produção de digital storytelling. Lisboa : [s.n.], 2012. X, 134 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2305-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2305-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste projeto tem origem nas dificuldades sentidas na motivação dos alunos numa escola em que o contexto é muito complexo, em que a fraca expetativa das famílias face à escola potencia o desinteresse de um elevado número de alunos e a ocorrência de comportamentos desadequados e de situações de indisciplina, dificultando a construção de projetos de vida. Neste contexto, pretendemos investigar se os recursos multimédia, nomeadamente a produção de DST – Digital Storytelling – podem ajudar os jovens a construir os seus próprios projetos de vida e, deste modo, contribuir para a redução da indisciplina e do insucesso escolar. Partindo do pressuposto de que a motivação é fundamental para que o aluno possa aprender e construir conhecimento, consideramos que a utilização de recursos multimédia pode favorecer um maior envolvimento no processo de ensinoaprendizagem e melhores desempenhos académicos. Para tal, procedemos à realização de um projeto numa escola TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária – em que cada aluno desenvolveu o seu próprio filme, baseado nas suas histórias de vida. Assumimos uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa tendo sido utilizada como metodologia a investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados incluíram a observação com registo em diário de bordo da professora investigadora, questionários aplicados aos estudantes, entrevistas a estes, ao diretor da escola e à diretora de turma,documentos oficiais e os filmes produzidos pelos alunos. Da análise dos resultados obtidos, e após a avaliação dos recursos multimédia produzidos, foram retiradas algumas conclusões e apresentadas sugestões de práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados foram globalmente positivos e bastante animadores no sentido em que promoveram a qualidade das práticas educativas, valorizando as atitudes, a capacidade de descoberta e de inovação e o pensamento reflexivo.por
dc.description.abstractThis project has origin from the difficulties felt in motivating students in a school where the context is very complex and that the low expectation of poor families towards the school encourages the indifference of a large number of students and the occurrence of inappropriate behavior and instances of indiscipline, making the construction of life projects harder. In this context, we aim to investigate whether the multimedia resources, including the production of DST - Digital Storytelling - can help young people build their own life projects and thus contribute to the reduction of disorderly behaviors and school failure. On the assumption that motivation is essential for the student to learn and build knowledge, we believe that the use of multimedia resources can encorage a greater involvement in the teaching-learning process and better academic performance. To do this, we proceed to carry out a project in a school TEIP - Priority Intervention Educational Planning - in which each student develop their own films, based on their life stories. We assumed a qualitative research / interpretive methodology was used as a researchaction. The data collection instruments included observation with the record in the logbook, the teacher researcher, questionnaires to students, these interviews, the school principal and director of the group, official documents and films produced by students. From the analysis of the results obtained, and after evaluation of multimedia resources produced, it were taken some conclusions and suggestions for teaching-learning practices. The results were generally positive and very encouraging in that it promoted the quality of the educational practices, highlighting the attitudes, the ability of discovery, innovation and reflective thinking.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInovações educativaspor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectRecursos educacionaispor
dc.subjectComunicação multimédiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectIndisciplinepor
dc.subjectDigital storytellingpor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.titleRecursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytellingpor
dc.typeoutropor
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