You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Amílcar-
dc.contributor.authorQueiroz, Hertenha Glauce da Silveira-
dc.date.accessioned2013-01-18T10:46:08Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:39Z-
dc.date.available2013-01-18T10:46:08Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationQueiroz, Hertenha Glauce da Silveira - A construção de um corpo cênico [Em linha] : um contributo na formação de atores a partir do processo de criação dos personagens da peça "O Mágico de Oz". Lisboa : [s.n.], 2012. 168 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2333-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2333-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEsta pesquisa busca descrever e analisar como se configurou o processo de criação dos personagens na peça “O Mágico de Oz” do Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza, tendo como objetivo principal, entender a importância das técnicas da (des)construção corpórea para que o ator possa buscar uma pré-expressividade através de exercícios que lhe permita a aproximação de uma trajetória de corpo cotidiano para a integração criativa de um corpo Extracotidiano. As bases para esta pesquisa foram formuladas a partir da Antropologia Teatral, preconizada por Eugenio Barba através dos Princípios-que-Retornam a partir da Extracotidianidade e do Corpo Decidido (Pré-Expressividade e o Bios Cênico) e do Método das Ações Físicas, primeiro criado por Constantin Stanislavski, seguindo-se de pensadores que avançaram ou criaram ramificações desta metodologia, como: Jerzy Grotowski, o próprio Eugenio Barba e o Grupo LUME de Teatro de São Paulo através da pesquisa do seu fundador, Luís Otávio Burnier. Esta pesquisa é uma investigação-ação a partir de um estudo de caso e deu-se numa perspectiva qualitativa, tendo como característica a dimensão do estudo descritivo pós-fato. Afirmamos que os resultados obtidos foram a possibilidade de utilização dos elementos da Antropologia Teatral e dos Métodos das Ações Físicas; o entendimento de que é preciso (des)construir o corpo cotidiano, em bases extracotidianas, para encontrar as Ações Físicas; e, por fim, a compreensão que este processo de criação dos personagens contribui sobremaneira para a formação pessoal e artística dos sujeitos envolvidos.por
dc.description.abstractThis research seeks to describe and analyze how to set up the process of creating the characters in the play “The Wizard of Oz” Mirante Theatre Group at the University of Fortaleza, with the main objective, understand the importance of the techniques (de)construction body to that the actor can get a pre-expression through exercises that allows the approximation of a trajectory of the body daily for creative integration of a body Extracotidiano. The basis for this research were formulated from the Theatre Antropology, as recommended by Eugenio Barba through Priciples-that-Return from Extracotidianidade and Body Decided (Pre-Expressivity and Scenic Bios) and the Method of Physical Action, first created by Constantin Stanislavski, followed by the advanced thinkers who created or ramifications of this methodology, as Jerzy Grotowski, Eugenio Barba and the LUME Group Theatre of São Paulo through research of its founder, Luís Otávio Burnier. This research is a investigation-action from a case study and was given a qualitative perspective, having the characteristic dimension of the descriptive study after the fact. We affirm that the results were the possibility of using elements of Theatre Antropology and Methods of Physical Action, the understanding that you need to (de)construct the body daily in Extracotidianas bases, to find the Physical Action, and, finally, understanding that this process of creation of the characters contributes greatly to the personal and artistic subjects involved.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectAtorespor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEncenaçãopor
dc.subjectEnsaiospor
dc.subjectTheatrepor
dc.subjectTraining of actorspor
dc.subjectTheatre anthropologypor
dc.subjectPhysical actionspor
dc.subjectCharacterspor
dc.subjectThe Wizard of Ozpor
dc.titleA construção de um corpo cênico : um contributo na formação de atores a partir do processo de criação dos personagens da peça "O Mágico de Oz"por
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.