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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerrão, Vitor-
dc.contributor.advisorTavares, Maria José Ferro-
dc.contributor.authorFlor, Pedro-
dc.date.accessioned2013-03-27T11:22:48Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:04Z-
dc.date.available2013-03-27T11:22:48Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:04Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationFlor, Pedro - A arte do retrato em Portugal [Em linha] : entre o fim da idade média e o Renascimento. Lisboa : [s.n.], 2006. 667 p., [98] p. ilpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2409-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2409-
dc.descriptionTese de Doutoramento em História na especialidade de História da Arte Moderna apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEstudar a arte do retrato em Portugal, em particular a produzida entre o final da Idade Média e o Renascimento, constitui o objecto de estudo fulcral da presente tese doutoral. Ao longo deste período, vários espécimes de retrato foram executados sob os mais diversos formatos, materiais, tipos e qualidades. Em primeiro lugar, tornar-se-á fundamental estudar com profundidade o conceito de ‘retrato’, termo este que pode assumir vários significados, consoante os vectores estruturantes de espaço e tempo. O conhecimento dos padrões representativos e o modo como um retrato era executado serão também questões constantes durante o nosso trabalho. Depois, procuraremos proceder a uma leitura transversal e longitudinal das manifestações retratísticas no Ocidente europeu, encetando as pesquisas na Antiguidade e caminhando pela Idade Média até à Modernidade. A identificação dos principais momentos desse longo trajecto, a enumeração dos nomes e das obras de maior significado cultural e a sua integração nos movimentos artísticos próprios serão objectivos absolutamente essenciais que nos irão nortear o pensamento. Após a análise do panorama retratístico europeu e a tomada de consciência dos seus principais momentos e problemáticas, tentaremos, por último, estabelecer uma tipologia alargada de retratos, adoptando vocabulário específico, recolhido na tratadística coeva. Para a compreensão do fenómeno da arte do Retrato no crepúsculo da Idade Média e durante a aurora e o triunfo do Renascimento em Portugal, é elementar perceber quais as suas raízes e os seus modelos de inspiração. A aplicação de uma metodologia analítica, crítica e problematizante no caso português, bem como a adopção do vocabulário e da tipologia propostas irão pautar o nosso posicionamento científico perante as obras de arte. A selecção de um corpus com cerca de cem exemplares, entre espécimes de pintura, escultura, iluminura e vitral, permitir-nos-á ensaiar a utilização de tais meios científicos no estudo da arte do retrato em Portugal, no final do século XV e na primeira metade do século XVI.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectHistória de Portugalpor
dc.subjectHistória da artepor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectEscravaturapor
dc.subjectRetratopor
dc.subjectSéculo XIVpor
dc.subjectSéculo XVpor
dc.subjectRenascimentopor
dc.subjectEuropapor
dc.titleA arte do retrato em Portugal : entre o fim da idade média e o Renascimentopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101142366-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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