You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Maria Emília Ricardo-
dc.contributor.authorRamos, Maria Clara Guedes Monteiro-
dc.date.accessioned2013-04-10T12:05:31Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:17Z-
dc.date.available2013-04-10T12:05:31Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:17Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationRamos, Maria Clara Guedes Monteiro - Ambientes tecnológicos e aprendizagem [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2003. 2 vol.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2474-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2474-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o título – “Ambientes tecnológicos e aprendizagem”, com base no contributo das TIC, nos domínios da Educação e da Formação, num contexto cada vez mais global. Genericamente, alicerça-se numa análise da mutação contemporânea em relação com o saber e com os novos sistemas de aprendizagem, trate-se de cibercultura, ou de e-Learning. No sentido de minimizar o acentuado défice de competências existente, este dispositivo de aprendizagem propicia um sistema de Ensino a Distância, em ambiente virtual, tendo como infraestrutura tecnológica dominante a Internet / Web. Disponibiliza-se assim, a possibilidade de uma formação permanente, “ao longo da vida”, personalizada, cooperativa e colaborativa, tanto mediata como imediata, reduzindo custos, e eliminando barreiras de cariz, maioritariamente social e educativo. Para esta reflexão, partimos de uma hipótese inicial, raiz de um estudo exploratório, que consistiu no diagnóstico de situação do Ensino a Distância e da aplicação das TIC, entre 1997 e 1999, nos domínios do Ensino e da Formação em Portugal. Embora tratando-se de uma amostra reduzida, em virtude do período em análise corresponder às primeiras experiências naquele âmbito, entre nós, a investigação de terreno efectuada procurou apresentar resultados, a partir da implementação de vários instrumentos e técnicas de avaliação. Partimos da formulação de uma hipótese teórica, alicerçada em diferentes contextos, ferramentas, situações pedagógicas e actores intervenientes no processo de aprendizagem. Neste âmbito, procurámos primeiro equacionar as múltiplas vertentes – pedagógica, didáctica, tecnológica, social, cultural, afectiva e cognitiva, que interagiam no sistema. Os resultados obtidos, bem como as conclusões a que chegámos, ajudaram-nos a definir linhas de orientação fundamentais para a génese de um modelo prototípico de aprendizagem, de orientação construtivista. A nível das orientações para um futuro próximo, e atendendo ao princípio de pragmatismo, que julgamos indispensável dever caracterizar este tipo de investigação, propomos algumas pistas e sugestões para experiências congéneres, na área do Ensino a Distância. Em suma, pretendemos desenhar um modelo conceptual, orientador de futuros estudos neste domínio, que contribua para um sistema de aprendizagem, cada vez mais inovador, eficaz e de qualidade.por
dc.description.abstractCette thèse, dont le titre est “Environnements technologiques et Apprentissage” parvient de l´influence des TIC dans les domaines de l´ Éducation et de la Formation dans un contexte globalisant. D´une manière générale, ce travail émerge d´une analyse de la mutation contemporaine concernant la connaissance et les nouveaux systèmes d´apprentissage en termes, soit de la ciberculture, soit de l´e-Learning. À fin de minimiser le déficit de compétences existant, ce dispositif d´apprentissage permet un système d´ Enseignement à Distance dans un environnement virtuel ayant comme infrastructure technologique dominante l´Internet / Web. Il s´agit d´une formation continue, “tout au long de la vie”, individualisée, coopérative / collaborative, médiate ou immédiate, contribuant à réduire les coûts, tout en écartant la plupart des obstacles sociaux et éducatifs. Notre réflexion est partie d´une hypothèse initiale qui a été à l´origine d´une étude exploratoire permettant le diagnostic de la situation et de l´Enseignement à Distance, et de l´application des TIC, entre 1997 et 1999, dans l´Éducation et la Formation au Portugal. Il s´agit d´un échantillon réduit, tenant en compte de la période en analyse, qui correspondait parmi nous aux premières expériences dans ce domaine. Cette recherche sur le terrain a essayé de présenter des résultats, à partir de l´application de plusieurs instruments et techniques d´évaluation. Nous sommes partis de la formulation d´une hypothèse théorique ancrée sur plusieurs environnements, outils, situations pédagogiques et acteurs, intervenant dans le procès d´apprentissage. Nous avons aussi étudié ses différentes composantes – pédagogique, didactique, technologique, sociologique, culturelle, cognitive et affective qui interagissent dans ce système. Les résultats, ainsi que les conclusions obtenues, nous ont permis de définir des lignes d´orientation, fondamentales pour la création d´ un modèle prototypique d´apprentissage, d´ inspiration constructiviste. Tout court, nous envisageons rendre disponible un encadrement conceptuel, qui puisse servir d´orientation à de futures études, contribuant à un nouveau système d´apprentissage chaque fois plus innovateur, efficace et de qualité.por
dc.description.abstractThe title of this thesis – “Technological environments and learning” is based upon the impact of ICT in Education and Training within a globalising context. In general terms we can say that this work emerges from the analysis of contemporary changes in knowledge and in the new learning systems of cyberculture or e-Learning. In order to minimize the existing significant shortage of skills, these tools offer a Distance Learning system in a virtual environment technologically supported by Internet/ / WWW. A continuous, individualised, cooperative / collaborative, “long-life” learning becomes available through synchronous or asynchronous techniques reducing costs and surpassing most of the social and educational barriers. We started this research from an initial hypothesis, with its origin in an exploratory study consisting in the diagnosis of Distance Learning and the use of ICT between 1997 and 1999 in the areas of Education and Training in Portugal. The implemented field research brought about outputs, although in a small scale because the collected data did not belong to a large sample. This was mainly due to the fact that the period in analysis corresponded to the very beginnings of Distance Learning among us. Several evaluation tools and techniques have been used through this study. A theoretical hypothesis was then formulated anchored in different contexts, tools and actors, all of them core elements of the learning process. Moreover the multiple pedagogical, didactic, technological, social, cultural, affective and cognitive aspects have been explored too. The outputs of this research contributed to the definition of the headlines of a prototypical constructivist model. As far as the conclusions are concerned and in a pragmatic way we display some clues and suggestions that can contribute to future experiences. To sum up we tried to develop a conceptual frame that may help to create a new learning system we wish to become even more innovator and effective.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSistemas abertos de ensinopor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectPsicologia da educaçãopor
dc.subjectModelos educativospor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.titleAmbientes tecnológicos e aprendizagempor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101119747-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.