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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2489
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrindade, Armando Rocha-
dc.contributor.authorBranco, Miriam de Campos Aço Vieira-
dc.date.accessioned2013-04-15T10:06:47Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:18Z-
dc.date.available2013-04-15T10:06:47Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:18Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationBranco, Miriam de Campos Aço Vieira - Questões epistemológicas da inovação educativa no contexto multicultural de Macau [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2000. 327 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2489-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2489-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO ambiente em que decorreu este trabalho de investigação e recolha é um ambiente multicultural e multilinguístico, policentrado e híbrido em termos educativos, com modelos pedagógicos e expressões didácticas entre standards europeus, com pedagogia activa e novas tecnologias de ensino, e standards tradicionais, reprodutores, pela memória, de modos de ensinar e aprender. Pretendeu-se que o ponto de partida da investigação fosse a temática da inovação pedagógica, já que a riqueza do ambiente socioeducativo e cultural se traduzia em diferentes formas curriculares e metodológicos de fazer educação, com procedimentos híbridos, equilibrados entre tradição e inovação, com razoável sofisticação tecnológica e estratégias tradicionais, mas com garantia de eficácia em termos de produtos educativos obtidos, o que constituía, de facto, um campo de investigação complexo, motivante e original. Este ponto de partida temático localizado no ambiente de cruzamentos múltiplos que é o Território de Macau, veio a estruturar-se como núcleo conceptual da investigação, inserido na molduradas implicações epistemológicas, procurando avaliar diferentes práxis educativas, numa análise comparativa e projectando, como cenário, uma epistemologia da cultura da educação neste contexto intercultural. O suporte de organização que define os grandes temas da tese, consagrados em capítulos e elucidados em pormenor nos diferentes sub-capítulos, poderá ser definido, em três grandes blocos que se caracterizam pelas diferentes funções que desempenham no conjunto modular que é a tese. O primeiro bloco é, em termos temáticos, um conjunto de informação que tem por finalidade contextualizar o trabalho realizado, situando-o na sua ligação intrínseca com o investigador, na sua ligação à sociedade e às suas determinantes socioculturais, geo-económicas e políticas e no seu entrosamento com a realidade educativa específica do Território de Macau. Este primeiro bloco, que congrega informação diversa sobre os diferentes contextos em que se movimenta a tese é também, no seu momento de Abertura e Prólogo, uma declaração fornal, personalizada, do que se pretende atingir, em termos essenciais, com o trabalho realizado. Este bloco temático oferece, ainda, momentos de interpretação pessoal (Macau, cidade de cruzamentos múltiplos) e filtragem impressionista, assim como escolhas teóricas de suporte para posicionamentos pessoais claramente definidos (A multiplicidade policêntrica em contexto sócio-educativo). É também neste primeiro bloco temático que se integra a elucidação sobre a metodologia de trabalho, entrosada está de algum modo, nas determinantes interactivas do cenário de investigação que, pelas suas características, sugeriu a utilização de uma metodologia de domínio marcadamente qualitativo, organizada em paradigmas funcionais de observação e análise em que se procurou não perder de vista a causalidade múltipla e recíproca do processo educativo em todas as expressões particulares que foram sujeitas a recolha e tratamento. Procurou-se, nesta elucidação temática a que se deu o nome de "Interacção e dialéctica em metodologia qualitativa", definir o quadro metodológico de toda a investigação, definindo a tipologia geral do trabalho, os diferentes processos utilizados na recolha e na observação, os modelos de grelhas e guiões para caracterização e orientação de recolhas, os enquadramentos explicativos de diferentes situações observadas, o tipo de fontes utilizadas e a ordenação conceptual de todos os elementos recolhidos e interpretados face à referência classificativa/temática da estrutura geral da tese. O segundo bloco temático corresponde, na sua essência, ao que se pretende apresentar como "tese", suporte explicativo original da realidade educativa observada e que se pode caracterizar, como um conjunto de asserções fundamentadas sobre a interacção tradição/inovação, numa epistemologia da cultura, sobre os referenciais axiológicos da inovação didáctica, sobre o discurso educacional multimedia, na sua vocação inovadora e ainda sobre as razões epistemológicas da inovação didáctica e da tradição educativa em Macau. Pelo meio, nesta sequência criadora de novos referenciais de interpretação, estruturam-se as interrogações metódicas sobre a realidade educativa do Território de Macau, sobre os produtos educativos aculturados e transculturados, sobre os standards educativos e os discursos pedagógicos híbridos e ainda sobre as práxis educativas,em Macau, nos diferentes subsistemas, constituindo-se estas interrogações, à medida que elucidadas, em suporte material das conclusões. O bloco que finaliza a tese é uma estrutura complementar, um conjunto referencial que, a diferentes níveis , possibilita informação não integrada no desenvolvimento temático essencial, por razões de engenharia de texto ou por opção de estrutura, definida no início do trabalho. A diferentes capítulos, a diferentes momentos de trabalho, correspondeu uma metodologia e uma bibliografia específicas, assim como diferentes enquadramentos teórico conceptuais e diferentes documentos e provas de recolha . A ordenação de cada uma destas situações face ao seu enquadramento temático específico constituiu, então, a estrutura de finalização e ordenação complementar do trabalho, permitindo o acesso a diferentes momentos metodológicos, bibliográficos, teórico conceptuais e documentais.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAnálise de situaçãopor
dc.subjectInovações educativaspor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectPsicologia da educaçãopor
dc.subjectFilosofia da educaçãopor
dc.subjectModelos educativospor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectMacaupor
dc.titleQuestões epistemológicas da inovação educativa no contexto multicultural de Macaupor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101094876-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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