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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2506
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Marques, Maria Emília Ricardo | - |
dc.contributor.author | Pereira, Alda | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-16T12:56:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:43:19Z | - |
dc.date.available | 2013-04-16T12:56:30Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:43:19Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, Alda - A iconografia no discurso didáctico da física [Em linha] : mitos e paradoxos. Lisboa : [s.n.], 2000. 2 vol. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2506 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2506 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Metodologia do Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho está organizado em dois blocos, complementares, mas que separam, analiticamente, duas vertentes do trabalho. O primeiro bloco, organizado em três capítulos, remete para uma Ia parte, de reflexão e de pesquisa conceptual. O segundo bloco, correspondendo a uma 2ª parte, está estruturado em quatro capítulos - investigação empírica. I Parte O Capítulo I centra-se na problemática geral da imagem. Procura-se perspectivar a natureza da imagem do ponto de vista semiótico e olhar esta perspectiva em articulação com as teorias psicológicas relativas ao estatuto da imagem nas representações mentais. A especificidade da (e das) imagem (s) é abordada com base na tipologia de Peirce. Recorrendo a outros autores, marcados por abordagens semióticas eventualmente mais europeias, evidenciamos os modos de significação da imagem, a sua natureza dupla, icónica e plástica e a sua inserção nas redes comunicativas. Uma vez que a imagem, enquanto representação semiótica materializada, é dada a ver, discutimos a relação entre aspectos perceptuais e semióticos. Finalmente, problematiza-se a relação entre semiose e cognição, recorrendo a dados das Ciência Cognitivas. O Capítulo 2 aborda a importância da imagem na Ciência, importância essa analisada do ponto de vista da comunicação pública da ciência e do ponto de vista da relevância da imagem na praxis da difusão científica. Olhámos com particular atenção para a especificidade do discurso científico, no que respeita aos aspectos semióticos. Recorrendo a estudos provenientes, em grande parte do campo da Sociologia da Ciência, analisamos a importância histórica da imagem no discurso científico, relevância e funções nos discursos científicos actuais e a sua relação com os discursos de vulgarização. Procuramos ainda problematizar diversos tipos de funções que a imagem teve, ou que tem agora, no contexto da prática científica. O Capítulo 3 organiza-se à volta da problemática geral do manual escolar para o ensino das ciências e, especificamente, à volta de aspectos textuais e figurativos. É evidenciada a natureza instrumental do manual escolar, o seu papel central na prática pedagógica no ensino das ciências e são discutidos os seus limites enquanto factor inovador dessa prática. São problematizadas as características discursivas do manual científico, em geral, e sistematizadas algumas dificuldades evidenciadas pelos alunos na leitura do texto científico. Sistematizam-se resultados de investigação educacional relativos ao papel da imagem na aprendizagem de conteúdos textuais e discutem-se outros na perspectiva da compreensão de um discurso científico didactizado. II Parte O Capítulo 4 aborda os aspectos metodológicos e procedimentais relativos à investigação empírica. Dado que esta se desenvolveu segundo dois percursos complementares, procede-se à descrição, em separado, de um e de outro. De acordo com a natureza de cada percurso, são, em cada caso, relatadas as operacionalizações a que tivemos de efectuar, os métodos e os procedimentos utilizados. O Capítulo 5 relata e discute os resultados relativos à análise do papel e do estatuto das ilustrações nos manuais analisados. O Capítulo 6 centra-se na apresentação e discussão dos resultados relativos à utilização das ilustrações dos manuais adoptados pelos professores em contexto da sala de aula. O Capítulo 7 sintetiza algumas conclusões, refere algumas limitações do trabalho e discute pistas de reflexão e de actuação dele decorrentes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Ensino da física | por |
dc.subject | Imagem | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.subject | Ensino das ciências | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Teoria da imagem | por |
dc.subject | Difusão do conhecimento | por |
dc.subject | Estimulo visual | por |
dc.subject | Questionários | por |
dc.subject | Comunicação visual | por |
dc.title | A iconografia no discurso didáctico da física : mitos e paradoxos | por |
dc.type | outro | por |
dc.identifier.tid | 101094787 | - |
Appears in Collections: | TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal |
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