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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2506
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dc.contributor.advisorMarques, Maria Emília Ricardo-
dc.contributor.authorPereira, Alda-
dc.date.accessioned2013-04-16T12:56:30Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:19Z-
dc.date.available2013-04-16T12:56:30Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:19Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationPereira, Alda - A iconografia no discurso didáctico da física [Em linha] : mitos e paradoxos. Lisboa : [s.n.], 2000. 2 vol.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2506-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2506-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Metodologia do Ensino das Ciências apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente trabalho está organizado em dois blocos, complementares, mas que separam, analiticamente, duas vertentes do trabalho. O primeiro bloco, organizado em três capítulos, remete para uma Ia parte, de reflexão e de pesquisa conceptual. O segundo bloco, correspondendo a uma 2ª parte, está estruturado em quatro capítulos - investigação empírica. I Parte O Capítulo I centra-se na problemática geral da imagem. Procura-se perspectivar a natureza da imagem do ponto de vista semiótico e olhar esta perspectiva em articulação com as teorias psicológicas relativas ao estatuto da imagem nas representações mentais. A especificidade da (e das) imagem (s) é abordada com base na tipologia de Peirce. Recorrendo a outros autores, marcados por abordagens semióticas eventualmente mais europeias, evidenciamos os modos de significação da imagem, a sua natureza dupla, icónica e plástica e a sua inserção nas redes comunicativas. Uma vez que a imagem, enquanto representação semiótica materializada, é dada a ver, discutimos a relação entre aspectos perceptuais e semióticos. Finalmente, problematiza-se a relação entre semiose e cognição, recorrendo a dados das Ciência Cognitivas. O Capítulo 2 aborda a importância da imagem na Ciência, importância essa analisada do ponto de vista da comunicação pública da ciência e do ponto de vista da relevância da imagem na praxis da difusão científica. Olhámos com particular atenção para a especificidade do discurso científico, no que respeita aos aspectos semióticos. Recorrendo a estudos provenientes, em grande parte do campo da Sociologia da Ciência, analisamos a importância histórica da imagem no discurso científico, relevância e funções nos discursos científicos actuais e a sua relação com os discursos de vulgarização. Procuramos ainda problematizar diversos tipos de funções que a imagem teve, ou que tem agora, no contexto da prática científica. O Capítulo 3 organiza-se à volta da problemática geral do manual escolar para o ensino das ciências e, especificamente, à volta de aspectos textuais e figurativos. É evidenciada a natureza instrumental do manual escolar, o seu papel central na prática pedagógica no ensino das ciências e são discutidos os seus limites enquanto factor inovador dessa prática. São problematizadas as características discursivas do manual científico, em geral, e sistematizadas algumas dificuldades evidenciadas pelos alunos na leitura do texto científico. Sistematizam-se resultados de investigação educacional relativos ao papel da imagem na aprendizagem de conteúdos textuais e discutem-se outros na perspectiva da compreensão de um discurso científico didactizado. II Parte O Capítulo 4 aborda os aspectos metodológicos e procedimentais relativos à investigação empírica. Dado que esta se desenvolveu segundo dois percursos complementares, procede-se à descrição, em separado, de um e de outro. De acordo com a natureza de cada percurso, são, em cada caso, relatadas as operacionalizações a que tivemos de efectuar, os métodos e os procedimentos utilizados. O Capítulo 5 relata e discute os resultados relativos à análise do papel e do estatuto das ilustrações nos manuais analisados. O Capítulo 6 centra-se na apresentação e discussão dos resultados relativos à utilização das ilustrações dos manuais adoptados pelos professores em contexto da sala de aula. O Capítulo 7 sintetiza algumas conclusões, refere algumas limitações do trabalho e discute pistas de reflexão e de actuação dele decorrentes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino da físicapor
dc.subjectImagempor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTeoria da imagempor
dc.subjectDifusão do conhecimentopor
dc.subjectEstimulo visualpor
dc.subjectQuestionáriospor
dc.subjectComunicação visualpor
dc.titleA iconografia no discurso didáctico da física : mitos e paradoxospor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101094787-
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