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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Marques, Maria Emília Ricardo | - |
dc.contributor.advisor | Barata, José Oliveira | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Ana Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-17T15:11:19Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:43:20Z | - |
dc.date.available | 2013-04-17T15:11:19Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:43:20Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | Vasconcelos, Ana Isabel - O drama histórico português do século XIX ou ficções da representação histórica no tempo de Almeida Garrett (1836-56) [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 1999. 2 vol. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2513 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2513 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses na especialidade de Literatura Portuguesa apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho ocupa-se do drama histórico de temática portuguesa, publicado entre 1836 e 1856. Embora maioritariamente constituído por obras hoje consideradas “menores”, a literariedade eventualmente menos válida dos textos não impede que o seu conteúdo nos revele a forma como os dramaturgos recriaram determinados aspectos do passado nacional, no contexto político, social e cultural do chamado 1.º romantismo. Constituído o nosso corpus por 26 dramas históricos, verificamos, num primeiro momento, como é filtrado e re-apresentado o discurso histórico no plano ficcional, estudando o aproveitamento que os dramaturgos fizeram do material histórico consultado e observando de que forma este foi filtrado e trabalhado quer na construção das personagens quer na trama da obra de ficção. Num segundo momento, reflectimos sobre os textos dramáticos em si, encarando-os como uma estrutura criativa, não esquecendo que muito do seu significado reside também nas convenções dramáticas que exploram. Assim, de regresso à letra dos textos e num estudo sistemático do processo de estruturação interna das peças, sublinhamos as suas regularidades de conteúdo e de forma, para gizarmos, num capítulo final, uma tipologia dos dramas histórico da primeira metade de Oitocentos, no que diz respeito a modelos de produção. Na tentativa de avaliar a importância do drama histórico levado a cena nos palcos da capital entre 1836 e 56, efectuámos o levantamento e registo sistemático de toda a produção teatral dos teatros públicos de Lisboa, então em funcionamento: Teatro do Salitre, Teatro da Rua dos Condes, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Ginásio e Teatro de D. Fernando. Estes dados, compilados em Anexo (Volume II), são confrontados com críticas recolhidas em periódicos, tentando chegar-se a uma visão mais nítida do peso e do significado do drama histórico e da sua relação com outros subgéneros, na época que estudamos. Para uma melhor compreensão das relações entre o mundo teatral e o poder instituído, foi nosso interesse ainda analisar a legislação coeva e desmontar os mecanismos que presidiram à selecção dos textos representados, processo esse geralmente acompanhado pelo controlo censório exercido pelo Conservatório Real. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | O drama histórico português do século XIX ou ficções da representação histórica no tempo de Almeida Garrett (1836-56) | por |
dc.type | outro | por |
dc.identifier.tid | 101083386 | - |
Appears in Collections: | TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal |
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